Vereadores aprovam gratuidade na Zona Azul de Taubaté para idosos
Atualmente, a idade considerada para a gratuidade é de 65 anos


Hoje, pessoas a partir de 65 anos não pagam a Zona Azul em Taubaté
Flávio Pereira/Meon
Os vereadores de Taubaté aprovaram, nesta semana, um projeto de lei que concede gratuidade de estacionamento para idosos a partir dos 60 anos em espaços públicos onde é cobrada a Zona Azul em Taubaté.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o próprio Estatuto do Idoso brasileiro, toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos é considerada idosa. No entanto, atualmente, em Taubaté, a idade considerada para a gratuidade nas vagas de Zona Azul é de 65 anos.
O projeto é de autoria dos vereadores Jeferson Campos (PV) e Maria Gorete Toledo (DEM) e agora segue para sanção do prefeito Ortiz Junior (PSDB). Para a parlamentar, a instituição da gratuidade aos 60 é inquestionável, já que é necessário o ajuste da regra municipal ao que preconiza o Estatuto do Idoso, que tem efeito nacional.
“Não importa se a empresa que vai ganhar [a concorrência para operar o sistema de Zona Azul] terá maior prejuízo”, disse Gorete.
O vereador Alexandre Villela (PMDB) avaliou que apesar dos avanços nos direitos dessa parcela da população nos últimos anos, como a gratuidade em passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais, muitas coisas pioraram, citando como exemplo o preço dos medicamentos genéricos. “Hoje tem genérico que é mais caro que o remédio original”, falou.
Já Salvador Soares (PT) lembrou da proposta de emenda à Constituição que sugeriu ao Senado e que está em tramitação, visando garantir reserva orçamentária para políticas públicas dos idosos.
“Nossa proposta vai ao encontro deste projeto. Não é justo que o Estado não garanta o mínimo para o envelhecimento com qualidade de vida. Este projeto é um reconhecimento ao cidadão que colaborou para construir as riquezas do país”, afirma Soares.
“Esta alteração, além de compatibilizar com o Estatuto do Idoso, que é uma demonstração desta sensibilidade, é importantíssima para que as pessoas percebam que uma sociedade que não valoriza o idoso não respeita a si mesma”, disse o vereador Joffre Neto (PSB), que pontuou ser importante delimitar um cálculo mais preciso para reserva de vagas.
Para Vera Saba (PT), a adequação deveria ter ocorrido há muitos anos. “Os idosos merecem atenção, respeito e dignidade. Isso é uma pequena parcela do que temos que fazer por eles”, diz.
Posts Relacionados

Polícia Militar prende homem suspeito de furtar residência no Centro de Queluz

PM captura seis procurados pela Justiça em menos de 10 horas na região do 23º BPM/I

Força Tática prende traficante reincidente com mais de 300 porções de drogas em Guaratinguetá
