Vereadores de S. Sebastião pedem melhorias na balsa
Um dos principais assuntos debatidos na última sessão da Câmara de São Sebastião foram as condições oferecidas aos usuários da travessia de balsa. Os vereadores fizeram críticas ao serviço, em especial às instalações do abrigo no embarque para pedestres. “Está um lixo”, definiu Ernaninho. Ele relatou goteiras, falta de assentos e de banheiros. “Quando a […]


Um dos principais assuntos debatidos na última sessão da Câmara de São Sebastião foram as condições oferecidas aos usuários da travessia de balsa. Os vereadores fizeram críticas ao serviço, em especial às instalações do abrigo no embarque para pedestres.
“Está um lixo”, definiu Ernaninho. Ele relatou goteiras, falta de assentos e de banheiros. “Quando a travessia é interrompida, as pessoas são obrigadas a ficarem horas num lugar que não oferece a mínima estrutura”, acrescentou Ernaninho.
Para o vereador Reinaldinho, o serviço também vem pecando na manutenção das balsas, o que ocasiona constantes quebras das embarcações. “Outro dia esperei duas horas para atravessar mesmo sem fila. As balsas estavam quebradas”, contou Reinaldinho.
Segundo o vereador Neto, a precariedade das balsas já chamou a atenção da Marinha, que notificou a Dersa, responsável pela travessia. “Tinha balsa que navegava abaixo do limite de flutuação, com perigo de acontecer um acidente”, revelou Neto.
Dois requerimentos foram enviados à Dersa cobrando melhorias no serviço
Outro lado
Em nota, a Dersa informa que tem trabalhado sério para prover serviços de travessias dentro de padrões elevados de qualidade e confiabilidade. Os investimentos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo nos últimos 3 anos elevaram o número de embarcações na travessia São Sebastião-Ilhabela , de 4 para 7 ferry-boats. Foram adquiridas duas novas embarcações (FB-29 e FB-30) e modernizadas outras três (FB-11, FB-18 e FB-20). Assim, a capacidade operacional dessa travessia cresceu mais de 80% nesse período.
Em 2013, a frota recebeu sua primeira balsa equipada com banheiro (FB-30). Na sequência, outras três embarcações também receberam essa facilidade: FB-11, FB-18, FB-20. Nesse semestre, a FB Valda II será equipada com banheiros. Entre 2016 e 2017, essa melhoria será incorporada à FB-25 e FB-29, respectivamente.
Além da ampliação e modernização da frota, também foram executadas melhorias nos atracadouros e no sistema de controle. Todos esses aprimoramentos já beneficiam os usuários de São Sebastião e Ilhabela.
Contudo, ainda há muito por fazer. Nesse momento, a Dersa avalia a possibilidade de implantar uma travessia por lanchas, segregando o transporte de pessoas e bicicletas da travessia de veículos e motos. Para isso, a Companhia depende da liberação de uma área do Porto de São Sebastião, onde será construído um novo atracadouro apropriado à operação de lanchas e ferry boats. O projeto desse novo atracadouro já está sendo providenciado pela Cia Docas de São Sebastião. Em paralelo, a Dersa já finalizou projeto para o novo atracadouro de Ilhabela, que também deverá trabalhar com ambos os tipos de embarcações.
Quanto a situação atual do abrigo, em São Sebastião, a Dersa informa que estuda formas de melhorar a estrutura para garantir mais conforto até que a situação seja definitivamente resolvida com a implantação do novo atracadouro. A Companhia ressalta ainda que em casos de condições climáticas excessivamente adversas, quando são necessárias interrupções mais longas do sistema, o serviço também conta com a parceria das duas prefeituras municipais para recepção das pessoas impedidas de atravessar o canal.
Posts Relacionados

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%
