Vale do Paraíba registra 25 mortes violentas em outubro
Queda de 9,3% em relação a 2024

O Vale do Paraíba contabilizou 25 mortes violentas no mês de outubro, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Com os novos registros, o total de vítimas de homicídios dolosos e latrocínios chegou a 234 casos em 2025 nas 39 cidades da região.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Mesmo com o número elevado, houve queda de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a região havia registrado 258 mortes até outubro.
Vale lidera ranking de mortes violentas no interior
Entre as regiões do interior de São Paulo, o Vale do Paraíba permanece no topo do ranking de ocorrências violentas, seguido de Sorocaba e Ribeirão Preto. Veja os números acumulados até outubro:
Vale do Paraíba: 234
Sorocaba: 176
Ribeirão Preto: 174
Campinas: 162
Piracicaba: 157
Bauru: 95
São José do Rio Preto: 93
Santos: 86
Araçatuba: 52
Presidente Prudente: 49
A SSP reforça que os dados correspondem ao número absoluto de vítimas e não consideram a população de cada cidade. As taxas por 100 mil habitantes são divulgadas apenas uma vez por ano, com base nos dados consolidados do ano anterior.
Outras estatísticas de criminalidade
O levantamento também aponta redução em outros indicadores entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com 2024:
Roubos: queda de 27,5% (de 3.103 para 2.249)
Roubos de veículos: queda de 15,2% (de 448 para 380)
Por outro lado, alguns crimes tiveram aumento no mesmo período:
Tentativa de homicídio: alta de 6,2% (de 290 para 308)
Estupros: aumento de 5,7% (de 680 para 719)
Furtos de veículos: alta de 2,7% (de 1.729 para 1.776)
Total de furtos: aumento de 1,1% (de 17.819 para 18.024)
O Vale do Paraíba segue como foco de atenção das autoridades estaduais, que afirmam continuar investindo em ações de prevenção, policiamento e investigação para reduzir os índices de violência na região.
Posts Relacionados

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí

Via Dutra terá obras de recuperação do pavimento até 22 de outubro

Prazo de inscrições para o Vestibular Unesp 2027 chega aos últimos dias
