Vale do Paraíba

São José dos Campos vai distribuir 25 mil testes para detectar metanol em bebidas

Estabelecimentos receberão os kits na próxima semana

Escrito por Rubens Baracho

14 NOV 2025 - 13H26 (Atualizada em 14 NOV 2025 - 13H31)

Reprodução/TV Globo

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (14) que vai distribuir 25 mil testes para identificação de adulteração de bebidas alcoólicas a bares e restaurantes da cidade. A ação ocorre após uma onda de casos graves de intoxicação por metanol registrados no Brasil — especialmente em São Paulo, que já confirmou nove mortes decorrentes da contaminação.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Os kits serão entregues às associações do setor a partir da próxima semana e poderão ser utilizados preventivamente pelos estabelecimentos, antes de servir bebidas destiladas aos consumidores. Parte dos testes também ficará com as equipes municipais de fiscalização.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Mario Muniz, o objetivo é reforçar a segurança dos clientes e ampliar o controle sobre possíveis adulterações.

“A prefeitura está adquirindo 25 mil testes para apoiar bares e restaurantes, para que eles possam aplicar esses testes e dar mais segurança aos consumidores. Também vamos ficar com alguns testes, para que a nossa equipe possa usar em fiscalizações”, afirmou.

Como funcionam os testes

Os kits são produzidos por uma empresa instalada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos e utilizam um método baseado na oxidação seletiva de metanol e etanol em temperatura ambiente — processo semelhante ao que ocorre no organismo humano.

A amostra de bebida testada muda de cor de acordo com a presença de metanol: quanto mais intensa a tonalidade, maior a probabilidade de adulteração. O resultado é obtido em poucos segundos, permitindo uma checagem rápida e eficaz.

Distribuição começa na próxima semana

A administração municipal prevê iniciar a entrega na próxima semana.

“Os kits já devem estar disponíveis para que as associações possam entregar para os bares e restaurantes e já colocar em uso. É uma ação preventiva antes de vender as bebidas destiladas”, completou Muniz.

Com a medida, São José dos Campos se antecipa à crescente preocupação nacional com a adulteração de bebidas e busca reforçar a segurança dos consumidores em um momento de alerta sanitário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Vale do Paraíba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.