A Prefeitura de Taubaté informou que vai adotar o controle de ponto de trabalho para todos os servidores municipais a partir desta terça-feira (28), atendendo a uma determinação da Justiça.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
A decisão é resultado de uma ação movida pelo Ministério Público de Taubaté, que questionou a dispensa do registro de jornada para funcionários comissionados e auditores fiscais. O pedido foi acatado pela Justiça em julho deste ano, e o decreto municipal foi publicado na última sexta-feira (24), no Diário Oficial do Município.
Segundo o documento, o controle de frequência será feito de forma eletrônica. Apenas as unidades que ainda não contam com relógio de ponto poderão utilizar o registro manual de entrada e saída.
As regras, no entanto, não se aplicam ao prefeito Sérgio Victor (Novo), ao vice-prefeito, aos secretários, secretários adjuntos e procuradores.
De acordo com o Ministério Público, a Justiça já havia declarado inconstitucional uma lei municipal que dispensava o ponto para “ocupantes de cargos de confiança, direção e auditores fiscais de tributos municipais”. Na época, o entendimento foi de que a dispensa dificultava o controle da assiduidade e abria brechas para a existência de funcionários fantasmas.
Mesmo após a decisão, o MP constatou que a prefeitura passou a registrar a jornada desses servidores apenas de forma manual. Em auditoria, o órgão identificou registros de fevereiro deste ano em que todos os comissionados e auditores marcavam entrada, saída e intervalo para almoço nos mesmos horários — o que foi considerado “fictício e impossível” pela promotoria.
Em manifestação à Justiça, o MP afirmou que a falta de controle adequado poderia causar “dano ao patrimônio público”, ao impedir a avaliação da produtividade e o controle correto das despesas com pessoal.
A Prefeitura de Taubaté respondeu que a assiduidade dos servidores era atestada pelas chefias diretas, que acompanhavam a rotina dos funcionários. O Ministério Público considerou a justificativa insuficiente e apontou privilégio indevido aos cargos comissionados e de auditoria.
Com a nova determinação judicial, a prefeitura confirmou que passará a implementar o registro eletrônico de ponto para todos os servidores municipais a partir desta semana.
São José dos Campos vai distribuir 25 mil testes para detectar metanol em bebidas
Estabelecimentos receberão os kits na próxima semana
Atropelamento deixa vítima gravemente ferida na Dutra em Jacareí
Acidente ocorreu no KM 166
Procon de São José intensifica fiscalização e orienta sobre a Black Friday
Órgão dá dicas de compras seguras para consumidores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.