Van Persie: de bad boy para capitão da seleção holandesa
Por mais que hoje em dia seja difícil acreditar, houve uma época em que Robin van Persie era o bad boy do futebol holandês. O talento do atleta já era evidente, mas o temperamento difícil dentro e fora de campo levou muita gente a questionar se ele evoluiria.


Van Persie comandou os holandeses na goleada por 5 a 1 sobre a badalada Espanha
Vagner Vargas/Portal da Copa
Por mais que hoje em dia seja difícil acreditar, houve uma época em que Robin van Persie era o bad boy do futebol holandês. O talento do atleta já era evidente, mas o temperamento difícil dentro e fora de campo levou muita gente a questionar se ele evoluiria.
Até mesmo para os admiradores de longa data, é difícil fazer uma ligação entre aquele antigo Van Persie e o jogador, e principalmente a pessoa, que hoje é o modelo e o capitão da seleção holandesa.
O atacante briguento se transformou em um dos centroavantes mais eficientes e consistentes do futebol. Por isso, quando os vice-campeões mundiais se viram em apuros contra a Espanha, na última sexta-feira (13), ninguém ficou surpreso ao vê-lo tendo uma atuação de gala.
Van Persie mal tinha terminado de comemorar seu gol de empate, e a imagem de sua genial cabeçada já tinha sido editada na internet para o mostrar voando em direção à bola com uma capa laranja.
De uma hora para outra, tudo mudou. A Holanda, que vinha sendo considerada uma seleção jovem e fraca demais para brigar pelo título, de repente era apontada como uma das favoritas.
“O torneio mal começou. Conquistamos um grande resultado, mas temos um longo caminho pela frente. Esta é a minha quinta grande competição e sei como as coisas funcionam: a euforia vai embora tão rápido quanto veio. Portanto, temos que continuar firmes, não apenas pelo nosso país e por nossos torcedores, mas também por nós mesmos”, diz o atleta para a Fifa.com.
Além disso, Van Persie faz questão de ressaltar o valor da proeza realizada pela Holanda diante dos atuais campeões. Tanto o resultado quanto a maneira como ele foi construído jamais poderiam ser imaginados pelo atacante. “Os espanhóis ganharam todas as competições possíveis nos últimos seis anos. Eles mostraram ao mundo do que era capaz torneio após torneio. Por isso, ter quebrado a boa sequência deles foi fantástico para nós”, completou.
O respeito mútuo entre Van Persie e Louis van Gaal tem sido uma característica fundamental desta nova era da seleção holandesa. Afinal, foi o futuro treinador do Manchester United que teve a coragem para tomar decisão de tirar a braçadeira de Wesley Sneijder para entregar ao atacante. Van Persie retribuiu a confiança com muitos gols e foi o artilheiro das eliminatórias européias.
“Temos um treinador que já conquistou tudo e que tem todo o respeito e a confiança da nossa equipe”, elogiou.
(*com informações retiradas da Fifa.com)
LEIA TAMBÉM:
#CopaMeon: envie seu amor e sua torcida para a seleção brasileira
Acompanhe a tabela de jogos da Copa 2014
Em estreia na Copa do Mundo, Neymar faz dois gols e Oscar garante vitória do Brasil sobre a Croácia
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
