Vídeo: satélite Cbers-4A é lançado ao espaço, afirma Inpe
A primeira passagem do Cbers-4A sobre o território brasileiro aconteceu na manhã desta sexta

O Satélite Cbers-4A foi lançado e colocado em órbita com sucesso no início da madrugada dessa sexta-feira (20), informa o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O satélite foi lançado pelo foguete Longa Marcha 4B, a partir da base de lançamento de Taiyuan, na China.
O lançamento aconteceu um minuto após o previsto, à 0h22 (horário de Brasília) e cerca de 15 minutos depois o foguete liberou o satélite na órbita prevista. Segundo o Inpe, outros três satélites foram de ‘carona’ no lançador chinês, um deles, o FloripaSat-1, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A primeira passagem do satélite Cbers-4A sobre o território brasileiro aconteceu, segundo informou o Inpe, na manhã desta sexta-feira, por volta das 10h, quando as Estações Terrenas de Rastreio e Controle de Alcântara (MA) e Cuiabá (MT) receberiam os dados do satélite.
Parceria Brasil e China
O satélite Cbers-4A é fruto de um acordo de cooperação tecnológica firmado entre os dois países em 1988. Brasil e China dividem em 50% os investimentos e a participação nos desenvolvimentos dos satélites do Programa Sino Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pelo Brasil, e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), pela China.
Os recursos utilizados para o desenvolvimento e fabricação do Cbers-4A, incluindo investimentos na área de controle do satélite em órbita e aplicações, foram de R$ 160 milhões para o Brasil. Para o lançamento, o custo foi de US$ 15 milhões para o país.
Monitoramento
O Cbers-4A garante a continuidade no fornecimento de imagens que beneficiam o sistema de gestão do território do país (monitoramentos ambientais e de recursos terrestres), as pesquisas em universidades e os desenvolvimentos em empresas, que utilizam as tecnologias de geoinformação e de sensoriamento remoto.
Quando o Cbers-4A estiver plenamente operacional, os usuários do sistema Cbers terão o dobro de imagens disponíveis, já que o satélite Cbers-4, lançado em dezembro de 2014, continua em órbita. Desde a implementação da política de livre acesso a dados e imagens do Inpe, em 2004, já foram distribuídas gratuitamente quase 2,4 milhões de imagens Cbers a cerca de 20 mil instituições do país.
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
