Saúde

AVC: Trombectomia remota é feita com sucesso por robô na Escócia e EUA

Médicos realizaram a 1ª trombectomia robótica remota do mundo para tratar AVC

Escrito por Maria Júlia da Silva Binotto

11 NOV 2025 - 19H50

Terelyuk / Shutterstock

Um marco histórico na medicina foi alcançado por pesquisadores da Escócia e dos Estados Unidos: a realização da primeira trombectomia remota do mundo, utilizando um robô para conduzir a cirurgia a longas distâncias. O avanço promete transformar o tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A trombectomia é o método mais eficaz para remover coágulos que obstruem os vasos sanguíneos do cérebro. O procedimento experimental foi conduzido com o auxílio de uma plataforma robótica que replica em tempo real os movimentos das mãos do cirurgião.

+Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Cirurgia a Mais de 6 Mil Quilômetros

A tecnologia utilizada visa encurtar a distância entre médicos e pacientes, permitindo que especialistas operem remotamente, sem a necessidade de estarem no mesmo hospital ou, sequer, no mesmo continente.

O primeiro procedimento foi realizado pela professora Iris Grunwald, da Universidade de Dundee (Escócia), em um corpo humano doado à ciência. A professora e o corpo estavam em bairros diferentes, com a cirurgia sendo considerada um sucesso.

Poucas horas depois, o feito foi repetido com êxito pelo neurocirurgião Ricardo Hanel, do Baptist Medical Center, em Jacksonville (EUA), que operou o paciente-robô a mais de 6 mil quilômetros de distância.

Os médicos utilizaram a plataforma robótica da empresa Sentante. O sistema demonstrou alta precisão e um tempo de resposta de apenas 120 milissegundos, o equivalente a um piscar de olhos, garantindo a eficácia na transmissão dos comandos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maria Júlia da Silva Binotto, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.