A Prefeitura de Guaratinguetá informou nesta quarta-feira (12) que um morador da cidade está internado em São José dos Campos com suspeita de febre amarela. Segundo a administração municipal, o caso ainda está em investigação e não há confirmação laboratorial da doença até o momento.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com Adriane Campos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guaratinguetá, a prefeitura foi notificada recentemente sobre o caso e reforça que se trata apenas de uma suspeita diagnóstica. Informações sobre o sexo, idade, bairro e estado de saúde do paciente não foram divulgadas.
Com a notificação, o município intensificou as ações de combate à doença, como o controle de arboviroses, mutirões de limpeza (“cata-bagulho”), visitas casa a casa, nebulização e campanhas de vacinação.
A coordenadora reforçou o chamado à população para manter a vacinação em dia. “Desde o início do ano, devido a casos registrados em municípios vizinhos, estamos intensificando a imunização. Todas as pessoas com mais de nove meses devem procurar a unidade de saúde e verificar se a vacina está atualizada”, destacou Adriane.
A prefeitura informou ainda que a vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde do município.
O que é a febre amarela
A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos infectados, como o Aedes aegypti. Não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa.
Os sintomas incluem febre súbita, dor de cabeça intensa, dores no corpo e nas costas, náuseas, vômitos e fadiga.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde do estado.
São José reforça equipe para disputa do Paulista série A2 em 2026
Equipe anunciou mais três contratações
Vaticano revela os filmes que marcaram a vida do Papa Leão XIV
Papa Leão XIV recebe Cate Blanchett e outros artistas de Hollywood
ENEM 2025: como se preparar para o segundo dia de provas
Saiba o que revisar e como organizar seus estudos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.