Social

“O mito que habita em mim”, por Jakson Ferreira

O artista realizou sua primeira exposição individual na Galeria Poente, em SJC, no dia 10 de dezembro

Escrito por Meon

13 DEZ 2022 - 18H55 (Atualizada em 16 DEZ 2022 - 15H15)

Gilberto Freitas / divulgação

“O mito que habita em mim”, por Jakson Ferreira. O artista realizou sua primeira exposição individual na Galeria Poente, em São José dos Campos, no dia 10 de dezembro.

A obra traz uma reflexão sobre as crenças que se perpetuam como ideologias. A exposição ficará disponível até 21 de janeiro de 2023. Com o objetivo de trazer um olhar crítico aos mitos e ilustrar os limites humanos na sua criação, Jakson Ferreira traz suas percepções em torno das ideologias.

Em um período de quatro meses o artista produziu oito telas utilizando a técnica de assemblagem com materiais tridimensionais, como o tecido de algodão cru para incorporar suas obras. Utiliza o tecido como referência a pele, “a pele é essa peça de separação entre o externo e o interno” diz o artista. Além das obras, foram criadas quatro performances junto com a artista Brun Willi.

Os mitos selecionados para compor a performance foram: “Se engolir chiclete, gruda nas tripas”; “Se não realizar o desejo da grávida, a criança nasce com a cara da comida”; “Não deixe o chinelo virado, se não a mãe morre”; “Se engolir uma semente, nasce uma árvore na barriga”. Através da linguagem artística, o projeto é um convite à reflexão dos afetos construídos em cima desses mitos, referenciando o corpo como antropófago.

Em uma visão livre do medo e da culpa, o artista explora as nuances de uma cultura onde os mitos invadem o indivíduo, fazendo-o sujeito a estes. A Galeria Poente ficou repleta de atrações, como instalação no primeiro piso e projeções na fachada da galeria. “O mito que habita em mim” é um projeto da Fundação Cassiano Ricardo, financiado pelo “Programa Artes Integradas” do Fundo Municipal da Cultura.

A exposição aconteceu na Galeria Poente, parceira do projeto. Em paralelo à exposição presencial, todo o material produzido será também exposto virtualmente em um site. Para maior acessibilidade, todas as obras e performances acompanham audiodescrição, além de acessibilidade para cadeirantes no espaço da galeria.

Confira as fotos da exposição:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Social

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.