FCCR vai reformar Cine Teatro Benedito Alves em São José
Há quase 15 anos fechado, o Cine Teatro Benedito Alves de São José dos Campos vai ser reformado. A FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) anunciou que contratou por R$ 120 mil a Pauliceia Arquitetura, Restauro e Projetos Culturais para fazer o projeto de restauro do prédio.


Projeto do cine teatro tem quatro meses para ser entregue à fundação
Divulgação/PMSJC
Há quase 15 anos fechado, o Cine Teatro Benedito Alves de São José dos Campos vai ser reformado. A FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) anunciou que contratou por R$ 120 mil a Pauliceia Arquitetura, Restauro e Projetos Culturais para fazer o projeto de restauro do prédio.
“Espero ter condições de iniciar as obras ainda esse ano”, afirma o presidente da FCCR, Alcemir Palma. Pela proposta, o Cine Teatro, com capacidade para 200 pessoas, vai exibir sessões de cinema com projeções em 35 mm e apresentações de teatro.
A Pauliceia Arquitetura vai entregar à FCCR o projeto de restauro nos próximos quatro meses, com a previsão de gasto para reforma da fachada, dos assentos, do palco e do balcão suspenso -original do público de teatro. De acordo com Palma, deve ser criada, ainda, uma área em anexo com sala bomboniere e camarins.
“É obrigação do Estado preservar este espaço que exerce papel fundamental na cultura alternativa da cidade”, diz o presidente. O Cine Teatro é tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) desde 2011 na categoria EP-2 (Elemento de Preservação 2), que preserva fachadas e volumetria, mas permite modificação interna.
Histórico
O Cine Teatro Benedito Alves da Silva fica na avenida São José, 935, no Centro, e foi nomeado patrimônio do município em 2003, por meio de permuta com a Mitra Diocesana. Responsável pelo Cine Teatro desde 2007, a Fundação Cultural tem o projeto como um dos pilares das ações para 2014.
O espaço já foi cogitado para ser administrado pela iniciativa privada por meio do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), mas a prefeitura engavetou a proposta em abril de 2013.
Posts Relacionados

Fundação Cultural de São José disponibiliza guia online com programação de setembro

Mário Toledo lança segundo livro como coautor em São Paulo na semana de abertura da Bienal do Livro

Carmo Dalla Vecchia e Vanessa Gerbelli falam sobre a peça “Forever Young” no Meon Entrevista
