20140801_aparecida_turismo_divulgacao

Aparecida vai criar UPA visando 11 milhões de turistas ao ano

Divulgação

Aparecida é um dos roteiros turísticos mais procurados na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), com média de 11 milhões de turistas que visitam a cidade por ano.

Entretanto, com o alto fluxo de visitantes o Pronto-Socorro da Santa Casa de Aparecida fica com a capacidade acima do normal e a prefeitura está propondo a construção de uma nova unidade de Pronto-Atendimento na cidade.

Em audiência pública nesta quinta-feira (11) realizada na Câmara, o prefeito Márcio Siqueira (PSDB) anunciou que pretende implantar uma unidade para ampliar o atual sistema, com local ainda a ser definido.

O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras, baseado em projeto padrão do Governo Federal.

Siqueira comenta que a vinda dos recursos é um ganho para a cidade. "A UPA é um grande empreendimento, a prefeitura tem grande participação financeira na manutenção da UPA. Além de nossa população, recebemos anualmente 11 milhões de visitantes que precisam de atendimento médico. Por esse motivo, apesar dos custos elevados, acreditamos que a UPA é uma benfeitoria à cidade, tanto à população quanto aos turistas", diz Siqueira.

Consultas
Além do projeto, a Prefeitura de Aparecida também estuda a reestruturação do sistema de agendamento de consultas e exames. Para a secretária de Saúde, Rosemary de Souza Leite, a vinda da unidade vai agregar benefícios para a rede.

"Estamos trabalhando para resolver problemas de transporte, espera de exames e outras situações que comprometem a qualidade do atendimento de saúde no município. A UPA pode vir a agregar muito na saúde da cidade, mas precisamos antes trabalhar a informação e estruturar o sistema para que o serviço seja bem realizado", ressalta.