Crônicas e cia

Felipe Cury: O Ipê e a chegada da Primavera

Leia a Coluna Bulas Semanais

Colunista Felipe Cury (Reprodução)

Escrito por Felipe Cury

03 SET 2024 - 11H55

Reprodução

O PENSAMENTO: “Por muito frio que seja o inverno, é sempre seguido pela primavera” – Edie Vedder

O FATO: o dia seguinte à implosão do prédio, aqui no Aquárius restou uma poeira tênue, alva deixando nossas árvores mais brancas e mais lindas. Toca o telefone, era o Dudé das nossas Minas Gerais, lembrando que no ano passado fomos brindados por uma BULA saudando a despedida do inverno e as boas vindas à primavera. Levei um baita susto que me chacoalhou: a árvore debaixo da minha varanda não era empoeirada pela implosão, mas um IPÊ BRANCO me chamando a atenção da despedida do inverno frio e gélido e anunciando a primavera com seus raios de amor e a volta do calor humano. Não tenho o gene do romantismo, mas me encanto com a natureza e tenho a alma incompleta de um pobre poeta.

Começo a falar do IPÊ BRANCO (Tabebuia róseo-alba) porque é uma árvore ornamental brasileira da cor da alma das pessoas boas. Pode atingir entre 7 e 16 metros de altura. Os ramos jovens são pilosos; suas folhas são compostas e trifolioladas, com os folíolos levemente pubescentes (desculpe a definição científica); suas flores são em forma de trompete, com pétalas brancas e centro amarelo. Sua florada dura entre 3 e 5 dias. O nome vem do tupi-guarani.

A árvore do IPÊ BRANCO parece um “bouquet”

Ipê Amarelo, árvore símbolo do Brasil.

Ipê-amarelo-flor-de-algodão. Handroanthus albus. É uma árvore proveniente de florestas tropicais nativa do Brasil, sendo até mesmo um símbolo nacional.

Com suas características marcantes e flores amarelas deslumbrantes, essa espécie é uma verdadeira adição de elegância e cor a jardins, quintais e pequenas áreas.

Então aqui estão alguns significados atribuídos ao ipê: Força e Vitalidade. Sua capacidade de florescer intensamente mesmo em condições adversas representa a perseverança e a resiliência.

A floração do ipê amarelo na primavera é um símbolo de renovação e esperança, representando a chegada de um novo ciclo e dias mais coloridos. O IPÊ é um bom pedaço de ouro na nossa natureza.

O Ipê Roxo

Nome Científico: Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae

O ipê-roxo ajuda a prevenir e tratar infecções respiratórias como gripe, asma e bronquite, porque contém lapachol, lapachona e xiloidona, que são compostos orgânicos com propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. O chá de ipê roxo é contraindicado para grávidas, pode provocar náuseas e vômitos.

Ipê amarelo de sobrevivente porque ele se destaca, majestoso, no imenso descampado preparado para lavouras”, diz.14 de set. de 2012

Concluindo, meus amigos/leitores, o IPÊ é o grande marco regulatório que distingue as estações. Poderíamos focalizar muitos outros: ipê-rosa, o raríssimo ipê-verde (considerado o mais lindo do mundo); mas vamos curtir o IPÊ nacional que é tipicamente nosso e que encanta nossa mudança de estações e diz à primavera: “- Seja benvinda”.

Escrito por
Colunista Felipe Cury (Reprodução)
Felipe Cury

Colunista de Bulas Semanais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Crônicas e cia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.