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Inflação de produtos do carnaval sobe 7,42%, menos do que o IPC, revela FGV

Os preços dos produtos e serviços mais consumidos no período do carnaval aumentaram, em média, 7,42% entre fevereiro do ano passado e janeiro de 2015, mostra levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O porcentual é menor do que o patamar da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) acumulada no período (7,66%).

O item que mais subiu nos últimos 12 meses foi o café da manhã, com alta de 14,9%, seguido por doces e salgados (12,2%) e pelo cafezinho (12,06%). As tarifas de hotéis, por sua vez, aumentaram 11,98%, quarta maior alta no período. Entre as bebidas, refrigerantes e água mineral fora de casa tiveram a maior alta (11,62%), seguidos pelos sucos e cervejas e chope, ambos com altas de 10,89%.

Preservativos e lubrificantes subiram 8,99% entre fevereiro de 2014 e janeiro deste ano, enquanto refeições em bares e restaurantes aumentaram 8,95%. No período, o etanol (3,64%) subiu mais do que a gasolina (2,76%). Protetores para a pele (-1,18%) e passagem aérea (-4,15%) foram os únicos itens que sofreram deflação.

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