O desperdício de alimentos não é um problema novo. É recomendado comer pelo menos três porções de frutas, legumes e vegetais diariamente. Mas na hora das compras, são procurados apenas os itens mais bonitos e com melhor aspecto, deixando de lado alimentos não tão bonitos, mas que são saudáveis da mesma maneira. E não é pouco! São toneladas e mais toneladas de alimentos perdidos todos os anos.
Pensando nisso, uma rede francesa de supermercados, a Intermarché, teve uma ideia para reverter o quadro: criou uma campanha publicitária para chamar a atenção para esses produtos deixados de lado: a “Inglorious fruits & vegetables”, ou Frutas e Vegetais sem glória, em tradução livre.
Os alimentos receberam nomes próprios e foram separados em ilhas dentro da loja, todos oferecidos com 30% de desconto. Mesmo assim, o consumo desses alimentos não aumentou. A ideia passou a ser então distribuir sucos e sopas feitos com essas frutas e legumes para que as pessoas entendam que, embora feios, esses alimentos possúem os mesmos nutrientes e o mesmo gosto. À partir daí, os clientes da rede passaram a consumir até as frutas menos vistosas.
Abaixo, veja o vídeo da campanha:
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