Uma sala multiuso da biblioteca receberá o nome da escritora
Divulgação
Na noite desta quinta-feira(18), a escritora do Vale do Paraíba Ruth Guimarães será homenageada na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, uma das principais bibliotecas do estado. Uma sala multiuso do local apelidada de ‘Sarauzódromo’ será reinaugurada e levará o nome da escritora.
No encontro, Conceição Evaristo e Roberta Estrela D’Alva farão um tributo à Ruth Guimarães, contando sua história e lendo trechos de sua obra. Joaquim Maria Botelho, filho da escritora, conta que a mãe se dedicou a literatura por toda a sua vida sem se preocupar com as dificuldades.
“Ela passou sim por varias dificuldades em razão de ser mulher e negra, mas não se preocupou com isso. A bandeira da minha mãe foi a literatura. Ela venceu pelo talento e pelo trabalho”, comenta Joaquim.
A reinauguração do Sarauzódromo com o nome de Ruth tem ainda um sentido de reencontro, já que ela foi aluna de Mario Andrade. Dessa forma, aprendiz e mestre estarão eternamente próximos.
Ruth Botelho Guimarães nasceu em 1920 na cidade de Cachoeira Paulista. Além de poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga, Ruth também traduziu diversos livros e realizou diversas pesquisas sobre a literatura oral no Brasil. Ruth faleceu, aos 93 anos, em 21 de maio de 2014.
Serviço
com Conceição Evaristo e Roberta Estrela D´Alva e o violão de Pedro Zaidler
Entrada gratuita (100 lugares)
Quando: 18/04, às 19h
Local: Sala Multiuso - Piso Térreo - Rua da Consolação, 94
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.