Por Do Meon Em Cultura

Ilhabela apresenta exposição sobre o "Banho de Dorotéia"

Mostra fotográfica ficará em cartaz na Vila até a quarta-feira de cinzas (18)

A exposição do acervo fotográfico está em cartaz nos salões da Secretaria da Cultura de Ilhabela

A exposição do acervo fotográfico está em cartaz nos salões da Secretaria da Cultura de Ilhabela

Edson Souza/Prefeitura de Ilhabela

A Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) promove até a a quarta-feira de cinzas (18) uma exposição sobre o "Banho da Dorotéia", com um acervo raro de fotos antigas de vários carnavais.

A mostra é uma tradição que consiste no desfile de blocos e foliões fantasiados com papel crepom pelas ruas do centro histórico, que pulam do píer da Vila colorindo o mar.

A atração acontece em toda terça-feira de Carnaval em Ilhabela, mas tem sido realizada também nos últimos anos no domingo de Carnaval, no Píer da Praia Grande, no sul do arquipélago.

O Banho da Dorotéia surgiu em Ilhabela em meados de 1950 com o nome de “Banho da Gerarda. Com o tempo, a atração cresceu e ganhou grande espaço no carnaval da cidade. "Com certeza é um dos destaques do nosso Carnaval o Banho da Doroteia, que hoje acontece na Praia Grande no domingo de Carnaval e o tradicional na Vila, na terça-feira da folia. A exposição é uma oportunidade de rever o início desta grande manifestação cultural", salienta o prefeito Toninho Colucci.

Para o secretário de Cultura Nuno Gallo, a exposição é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o evento que acontece há mais de 50 anos, além de recordar o acontecimento. “"O Banho da Dorotéia é o grande diferencial do nosso carnaval, pois é um festejo cultural muito valioso"”, conta. A mostra está em cartaz nos salões da Secretaria da Cultura de Ilhabela, à Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.