Por Gilmar Torquato Em Cultura

Por que a maioria das pessoas é destra?

crianca_reproducao_crescer

Crianças adotadas tendem a ser destras/canhotas seguindo seus pais biológicos e não seus pais adotivos

Reprodução/Crescer

Não existem estudos que expliquem essa relação com clareza. Contudo, acredita-se que essa característica tenha origens genéticas. O que define se a pessoa vai ser destra ou canhota é a chamada dominância hemisférica. O lado esquerdo é o responsável pelo raciocínio verbal, ligado à função da razão. Já o hemisfério direito cuida da percepção visual, ou seja, quando se olha as coisas e consegue reconhecê-las. Então, as pessoas destras ou canhotas são regidas pelo hemisfério que as domina. Ainda é possível desenvolver a neuroplasticidade, ou seja, uma criança muito estimulada consegue se desenvolver para escrever, por exemplo, com ambas as mãos. 

Por que, em geral, só os membro de um lado do nosso corpo possuem uma maior habilidade motora? Não seria melhor ser ambidestro? 
Talvez, mas para muitas operações precisas (descascar uma fruta, talhar um pedaço de madeira, etc) só é necessário ter uma mão habilidosa. Então, assumindo que praticar algo com uma mão não faz com que você aprenda com a outra, é mais vantajoso treinar somente uma mão do que treinar as duas. 

A maioria das pessoas é destra porque é vantajoso? 
Certamente parece ser vantajoso ser destro num mundo cheio de coisas e produtos feitos para pessoas que usam a mão direita predominantemente. Há pessoas que afirmam que canhotos tendem a viver menos, mas esta ideia não é bem aceita por cientistas e provavelmente é falsa. Em muitos casos os canhotos tem vantagens, como em alguns esportes e artes marciais (isto acontece porque os destros não costumam treinar com canhotos, já os canhotos estão acostumados a treinar com destros.) 

Existe algum traço genético que dite a predominância da pessoa ser canhota ou destra? 
Parcialmente. Uma das estatísticas mais interessantes sobre este tema é que dentre gêmeos idênticos, se um é canhoto, o outro só é canhoto também 76% das vezes. Logo, o fator genético tem alguma influência, mas ele não explica o fenômeno completamente. 

A maioria das pessoas é destra porque por aprendizagem imitou seus pais, ou seja, este traço pode por causa da criação? 
Crianças adotadas tendem a ser destras/canhotas seguindo seus pais biológicos e não seus pais adotivos. Isto sugere que este traço tende a ser mais genético do que devido ao ambiente que a criança cresceu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gilmar Torquato, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.