Regional

Projeto Atleta Cidadão prepara protocolo de retorno das atividades dos atletas

As equipes reiniciarão com os remanescentes de temporadas anteriores e de forma facultativa

Escrito por Jogando Juntos

27 MAI 2021 - 16H01

Divulgação Poliesportivo 998 (Divulgação)

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus autorizou o retorno das atividades do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a partir de 1º de junho.

A volta das atividades deve mobilizar cerca de mil crianças e jovens, de 8 a 20 anos, representando 26 modalidades esportivas.

Nesta semana, os coordenadores das modalidades estão tomando conhecimento dos protocolos elaborados pela Prefeitura e comunicando pais e responsáveis sobre o retorno dos treinos com as devidas restrições, em face à pandemia de covid-19.

As equipes reiniciarão as atividades com os atletas remanescentes de temporadas anteriores de forma facultativa, devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis. Em razão do longo tempo de paralisação do programa, a coordenação acredita que muitos atletas voltarão aos treinos de forma gradual.

Foram elaborados dois protocolos, um para atletas até 16 anos e outro para acima desta faixa etária, com base nas diretrizes da OMS, do Plano São Paulo e nos documentos das federações. Ambos estão disponíveis no site da Prefeitura e têm a finalidade de nortear, informar e organizar a volta aos treinamentos, visando a segurança dos atletas, comissões técnicas e familiares.

Devido à pandemia, as seletivas para ingresso de novos atletas por enquanto estão suspensas.

O programa

O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva financiado com recursos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). Antes do início da pandemia, contava com 1.387 atletas de 8 a 20 anos, divididos em 26 modalidades.

Também fazem parte do programa cerca de 140 profissionais, entre membros das comissões técnicas e da equipe multidisciplinar, que inclui fisiologistas, nutricionistas, psicólogas e orientador pedagógico.

A essência do programa é promover atletas de uma categoria a outra, mediante avaliações constantes quanto a sua evolução técnica e comprometimento com os treinamentos.

Divulgação
Divulgação
Participantes do projeto em aula natação


Os jovens participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Ao atingirem os 20 anos de idade, esses atletas deixam o programa e podem passar a integrar as equipes esportivas de rendimento apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.