Guaratinguetá

Guaratinguetá está circundada pelas altas montanhas da Serra da Cantareira e da Serra do Mar, que formam uma bela paisagem em redor da cidade. O visitante que deseja conhecer Guaratinguetá também pode visitar o distrito das Pedrinhas (na cidade há placas com a direção do caminho), onde ainda pode se encontrar os ribeirões que são os afluentes do Rio Paraíba do Sul, proporcionando um agradável passeio.

Guaratinguetá ganhou um importante status de centro religioso, assim como Aparecida (capital do catolicismo no Brasil e localizada a alguns poucos quilômetros de distância. Até 1928, era um distrito de Guaratinguetá), após a canonização do Frei Galvão no ano de 2007, que tornou-se o primeiro santo brasileiro. Junto com o município de Cachoeira Paulista – sede da Canção Nova, comunidade da Renovação Carismática Católica – Aparecida e Guaratinguetá formam o chamado “Circuito da Fé”.

Frei Galvão tornou célebres as “pílulas de papel”, que eram confeccionadas por ele e oferecidas a pessoas com problemas cujas fontes eram desconhecidas, intercedendo assim sobre causas impossíveis, que foram depois consideradas milagres pela Igreja Católica.

PMG
PMG
Casa Frei Galvão


Quando o Papa Bento XVI visitou o Brasil, em 2007, além de celebrar a missa na qual Frei Galvão foi canonizado, também visitou a Fazenda da Esperança, que cuida de dependentes químicos.

Em Guaratinguetá os fiéis também podem visitar a célebre casa onde nasceu Frei Galvão, onde hoje há um museu a ele dedicado, bem como a Igreja de São Frei Galvão e o Seminário Frei Galvão. No roteiro religioso que compõe esses locais, as pílulas de Frei Galvão são oferecidas aos fiéis.

Ecoturismo

Distante 30 km do centro de Guaratinguetá e 20 km do Parque Estadual de Campos do Jordão, com altitudes entre 800 e 1.900 metros, o bairro do Gomeral é uma excelente opção para os amantes da natureza.

Em meio à Área de Proteção Ambiental Nacional da Serra da Mantiqueira, com seus cursos d’água, piscinas naturais e cachoeiras, o bairro é considerado região estratégica para a conservação dos recursos hídricos, florestais e turísticos do Vale do Paraíba.

A encantadora beleza da paisagem de altas montanhas e seus profundos vales no coração da exuberante Mata Atlântica, fazem do Gomeral, um importante polo de ecoturismo (rural e de aventura).

Fonte: Governo Estado de São Paulo e Prefeitura de Guaratinguetá

HISTÓRIA




Guaratinguetá é uma palavra de origem tupi-guarani, que significa que significa “muita garças brancas” (guará=garça, tinga=branca, eta=muito). O dia 13 de junho de 1630, data dedicada ao Santo Padroeiro, a capela construída em homenagem a Santo Antônio marca a fundação de Guaratinguetá.

Em 1717, a imagem enegrecida de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba, dando origem à cidade de Aparecida. Em 1739, nasce aquele que, em 25 de outubro de 1998, tornou-se o primeiro santo brasileiro: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Em 1844, Guaratinguetá é elevada à categoria de cidade. Em 7 de julho de 1848, nasce Francisco de Paula Rodrigues Alves, futuro Conselheiro e Presidente da República (eleito duas vezes). O ano 1885 marca o auge da produção cafeeira e 1877 torna-se marco divisor da história, com a chegada da Estrada de Ferro que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Ainda no século XIX, Guaratinguetá registra seu pioneirismo regional na imprensa com o jornal “O Mosaico” (de 1858), o desenvolvimento educacional, os clubes, a Banda, o “Theatro” e o Mercado.

O século XX, que presencia o esgotamento das terras, enxerga também os novos focos econômicos: pecuária extensiva, industrialização e fomento comercial. Emerge uma “nova” comunidade, com a Escola de Especialistas de Aeronáutica, depois o campus da Unesp – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, o Senac e, mais recentemente, a FATEC – Faculdade de Tecnologia.

O desenvolvimento de Guaratinguetá tem no Turismo uma de suas âncoras e, no século XXI, a religiosidade já manifestada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com sua água abençoada atraindo peregrinações, ganha novo impulso com a devoção a Frei Galvão, além dos templos religiosos que reúnem arquitetura, arte, beleza e fé desde o século XVIII.

Fonte: Prefeitura e IBGE

Vídeo

Raio X

Prefeito
Marcus Augustin Soliva (2017-2020)
População
População estimada [2017]: 120.417 pessoas
População no último censo [2010]: 112.072 pessoas

Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015]: 3,2 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015]: 34.021 pessoas
População ocupada [2015]: 28,6 %

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 97,8%
IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 5.8
IDEB – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.7

Economia

PIB per capita [2015]: 40.014,21 R$
Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 71,8 %
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.798

Saúde

Mortalidade Infantil [2014]: 9,8 óbitos por mil nascidos vivos
Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 23 estabelecimentos

Hino
Do albor da nobre pátria, tu vens,

Guaratinguetá, reduto de Itapacaré
De Félix e de Leme também,
pioneiros do torrão secular Garças
– a singrar tuas águas Estrelas –
a luzir em teu céu, Terra estremecida,
o valor dos viris filhos
teus sagrará teu brasão imortal
Canções derramando ao luar
o estro ardente dos teus menestréis
Lira, que, a horas mortas,
tange eterna no meu coração
Dobrai refrão da glória, por ti,
Guaratinguetá Presença de Rodrigues Alves,
de Frei de Sant´Ana Galvão, pró-homens,
o teu norte e fanal Fastos
– a marcar tua História, Cidade –
vale em flor sob o azul,
Terra estremecida
O valor dos viris filhos teus
sagrará teu brasão imortal
Guará, fonte de todo amor
– amor que não fenecerá jamais
Solo abençoado, onde um dia virei repousar.

Letra: José da Silva Lacaz

Melodia: Geraldo Monteiro dos Santos

Saiba mais
Saiba mais
Código Personalizado
Código Personalizado
GUARATINGUETÁ

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Guaratinguetá

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.