Olá, tudo bem? Que tal aproveitar este tempo de pandemia para aprender, treinar ou mesmo aprofundar seu inglês?
Nesta breve entrevista, conheceremos a professora de inglês Cláudia Helena, da rede municipal de São José dos Campos, e receberemos algumas dicas de quem entende do assunto.
Trabalha com inglês há quanto tempo?
R: Trabalho com inglês há 30 anos.
Como foi seu primeiro contato com a língua inglesa?
R: No início de minha adolescência eu gostava de ouvir músicas dos Carpenters e nas capas dos discos tinham as letras das músicas. Eu ouvia e seguia a letra. Também fui influenciada pelo gosto de meu pai, pois ele ouvia grandes clássicos em inglês. Também pegava alguns folders com letras de músicas com traduções.
Você acha importante um aluno aprender inglês? Por quê?
R: A maior parte das informações da internet estão em inglês. Por exemplo, os jogos. Muitos aprendem inglês com os jogos ao ler as instruções e comandos tendo em vista que os jogos são online e inglês. Isso é importante para a comunicação dos jogadores. Também é importante, pois ter o domínio de uma outra língua é estar aberto a novas oportunidades.
Qual é a maior dificuldade no ensino do inglês para o aluno?
R: Falta de valorização do idioma, a maioria não dá importância, alguns atrapalham aqueles que querem aprender. Isso é um obstáculo que enfrentamos nas escolas nos dias hoje. Quem sabe a obrigatoriedade não ajude também e deveríamos focar naqueles que gostam do idioma e valorizam. Um outro fator é a “vergonha”, inibição, que os jovens têm em sala de aula em errar.
Quantos anos é preciso para se tornar fluente no inglês?
R: Depende de muitos fatores, como por exemplo, dedicação aos estudos, a rotina, objetivo. Geralmente, os cursos têm uma duração de 4, 5 ou 6 anos e no final os alunos fazem uma prova de proficiência. Quanto mais cedo começar, é melhor, pois a capacidade de assimilação de um outro idioma melhora muito, pois não há a inibição de que mencionei acima.
Você indicaria algum aplicativo para o estudo de inglês?
R: O Duolingo é bem conhecido e muitos alunos gostam. É um jogo que faz você aprender brincando com o inglês e é gratuito. Um outro aplicativo bom é o Cake. Tem inúmeros vídeos divertidos que ajudam a aprender situações informais do cotidiano. Um diferencial dos demais é que você pode gravar a sua própria voz e o aplicativo mostra se a sua pronúncia está boa ou não em inglês.
Parceria:
Com supervisão de Samuel Strazzer, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.