“O balão vai subindo, vai caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite tão boa. São João, São João...” A música é linda, mas precisamos pensar sobre os riscos que soltar balões pode causar.
O mês de junho é marcado pelas festas juninas e muitas pessoas soltam balões nessa época, mas não sabem os riscos que isso pode causar. Soltar balões é considerado crime ambiental, pois pode causar incêndios e colocar em risco aeronaves tripuladas. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e soltar balões. A pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente conforme a lei de crimes ambientais, incorre ainda na mesma pena quem de alguma forma, concorre para a prática desse crime ou não impede ou evita.
O perigo imposto pelos balões a aeronaves não é citado, mas o código penal prevê em seu artigo 261, detenção de seis meses a dois anos para quem expor a perigo embarcação ou aeronave, ou praticar quaisquer atos tendentes a impedir ou dificultar a navegação marítima, fluvial ou aérea.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.