Por Julia Moura | Colégio Embraer Em Alunos Atualizada em 30 OUT 2020 - 17H04

O universo de Harry Potter

Divulgação
Divulgação


O universo de Harry Potter é por si só atraente e deslumbrante, cativando leitores assíduos ao redor do mundo há mais de dez anos, que mesmo sem ver com os próprios olhos, conseguem imaginar as dimensões e cores descritas por J.K. Rowling em seus sete livros.

Por tal complexidade, os diretores de produção e arte tiveram que trabalhar duro para que os resultados finais atingissem às expectativas do público nos cinemas. Para tal, algumas mudanças foram realizadas. Confira agora uma lista delas:

1- Chapéu como parte do uniforme.

Na obra original, ao ler sua lista de materiais do primeiro ano, Harry cita “um chapéu pontudo simples (preto) para uso diário”, e inclusive é descrito quando algum aluno é repreendido por Minerva para arrumá-lo corretamente na cabeça. Contudo, o adereço só foi utilizado em poucas cenas de a Pedra Filosofal, e raramente visto depois.

Os responsáveis pelos figurinos nunca declararam o porquê de sua ausência, mas especula-se que seja em razão da dificuldade de capturar cenas sem que suas abas causem sombras no rosto dos atores, ou qualquer outro problema durante as gravações.

Divulgação
Divulgação


2- Uniformes coloridos.

Outra mudança muito comentada, e bem-vinda pelos fãs, são os uniformes de Hogwarts. Novamente, ao citar sua lista de materiais no primeiro livro, Harry apenas comenta a presença de uma capa preta simples, sem detalhar a cor das gravatas ou interior do capuz.

Apesar de lógico, considerando que os alunos não podem prever sua casa para escolher um uniforme com a cor adequada, a adaptação foi muito importante nas telas, principalmente para que os espectadores identificassem os alunos de cada casa sem dificuldade. Além disso, capas pretas com capuzes vermelhos passaram a ser instantaneamente associadas ao mundo mágico.

Divulgação
Divulgação


3- Design especial das varinhas.

Inicialmente, as varinhas eram descritas e representadas como simples gravetos de madeira pretos, sendo diferenciadas somente por sua composição e dono. No entanto, durante o terceiro filme da saga, o diretor Alfonso Cuarón decidiu substituir as genéricas peças por varinhas personalizadas, escolhidas especialmente pelos atores conforme seus respectivos personagens.

Divulgação
Divulgação


4- Vestido do baile de inverno.

O belo vestido de babados cor-de-rosa utilizado por Hermione no Baile de Inverno causou certo rebuliço entre os fãs na época de seu lançamento, isso porque a peça fora originalmente descrita como azul.

O motivo por trás da adaptação foi o próprio cenário e contexto no qual era inserido. Por ser um baile temático do inverno, muitas decorações eram azuis e em tons pastéis, o que poderia apagar a atriz Emma Watson, enquanto dançava com Viktor Krum.

Divulgação
Divulgação


5- Cabelos da Ninfadora Tonks.

Tonks é dotada da capacidade variar sua aparência conforme desejar, deixando seus cabelos rosa-chiclete durante quase todos livros. Apesar disso, a atriz Natalia Tena aparece com cabelos roxos, pois os diretores queriam que a cor rosa fosse relacionada somente com a icônica personagem Dolores Umbridge, também introduzida no quinto livro.

Divulgação
Divulgação


6- Olhos azuis de Daniel Radcliffe.

O ator Daniel Radcliffe, nosso eterno Harry Potter, recebeu muitas críticas durante o primeiro filme da saga, tudo por conta da cor de seus olhos. O personagem principal possui, tal como sua mãe, olhos verdes, enquanto Daniel têm olhos azuis. Ainda assim, após assistirem seu teste, os diretores e a própria autora ficaram tão satisfeitos com a desenvoltura de Radcliffe, que não se importaram com a mudança, desde que a atriz que interpretasse sua mãe tivesse os olhos na mesma cor.

Como toda adaptação, certas coisas saem melhor nas páginas do que nas telas, obrigando os responsáveis pela estética dos filmes à realizarem essas pequenas mudanças práticas, buscando manter o sentido das cenas e não atrapalhar sua realização. Assim, mesmo tratando-se de uma mesma obra, tanto os livros quanto os filmes possuem suas particularidades, proporcionando experiências diferentes para todos fãs da saga.

Escrito por
Julia Moura (Arquivo Pessoal )
Julia Moura | Colégio Embraer

Aluna do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Embraer - Juarez Wanderley, em São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.