Alunos

Projeto Montauk: a teoria que inspirou “Stranger Things”

Ambientalizada inicialmente nos anos 80, a série teve como inspiração uma teoria de projetos científicos da época

amanda manso

Escrito por Amanda de Lima Manso

22 JUN 2022 - 13H51 (Atualizada em 22 JUN 2022 - 14H02)

Eurogamer

Lançada no ano de 2016 e atualmente com 4 temporadas, a série americana “Stranger Things” constitui um dos maiores sucessos da plataforma de streaming Netflix. Com elementos das décadas de 80 e 90, o seriado produzido pelos Irmãos Duffer mistura ficção científica com suspense, conquistando milhões de fãs por todo o mundo.

Tendo foco no experimento fictício ocorrido em Hawkins, a série se inspirou no Projeto Montauk, que teria sido uma série de projetos secretos dos Estados Unidos, durante a Guerra Fria, com a finalidade de realizar investigações exóticas. De guerra psicótica à viagem no tempo, Montauk teve seu primeiro relato após uma declaração de um “ex participante”, mas sua existência nunca foi comprovada.

Preston Nichols, o primeiro a falar do projeto, alegou ter recuperado memórias de seu próprio envolvimento no Montauk. Em sua série de livros “Montauk Project Series”, Nichols escreve as supostas atividades ilegais realizadas pelos EUA, como de viagens no tempo, teletransporte, controle da mente, contato com vida alienígena e a encenação da aterrissagem dos tripulantes do Apollo 11 na Lua. De acordo com o autor, esses experimentos teriam culminado em um “buraco rasgado no espaço-tempo” em 1983.

Além do Montauk, a série se inspirou conjuntamente no Projeto MKULTRA, realizado pela CIA e com objetivo de controle de mentes através de lavagem cerebral - utilizando LSD e mescalina. Dessa forma, unindo dois projetos científicos que chocaram a população norte-americana, Stranger Things virou sucesso mundial, alcançando 64 milhões de espectadores em apenas um mês, em 2019. 

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
amanda manso
Amanda de Lima Manso

1ª ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.