Metrópole

Especial: Manoel Conde, um nome, uma história

Entrevista com o presidente executivo da Farma Conde

Escrito por Meon

29 JUL 2024 - 18H00 (Atualizada em 29 JUL 2024 - 18H11)

Arquivo pessoal

Manoel Conde, 55, é um nome muito conhecido, porém poucos conhecem a trajetória do homem por trás da marca “Farma Conde”. Em uma entrevista exclusiva para a revista Metrópole Magazine, Conde compartilhou detalhes de sua vida, os desafios que enfrentou e as conquistas que marcaram sua jornada.

A origem humilde e a ascensão ao sucesso

Nascido em uma família humilde, Manoel Conde começou sua jornada muito jovem. Desde a infância já trabalhava comercializando produtos na feira e essa experiência inicial moldou sua paixão por empreender. "Sempre fui comerciante. Vendia alho e limão na feira, com 9 anos de idade. Continuo vendedor, só que agora vendedor de remédios", lembra, com um sorriso no rosto.

Antes de fundar a Farma Conde, Manoel trilhou carreira na área jurídica, atuando como bancário, escrivão de polícia e delegado. Ele conta que ingressou no serviço público em busca de estabilidade, mas nunca deixou de lado seu espírito empreendedor. "Eu fiz concurso público para ter uma vida mais tranquila, mas voltei pro comércio que é a minha raiz", explica.

Manoel passou uma década como delegado em Ubatuba, no Litoral Norte, enfrentando desafios especialmente devido à alta criminalidade na região. "Era uma cidade de praia, divisa com o Rio de Janeiro, então tinha muito crime, criminalidade alta. Foi difícil", recorda.

A fundação da Farma Conde e seu futuro

Em 1993, Manoel e sua esposa Cláudia, farmacêutica de formação, abriram a primeira farmácia em Ubatuba, numa garagem. Comemorando 31 anos, com mais de 400 lojas e sendo responsável por 7 mil empregos diretos, Manoel Conde afirma que seu projeto não para por aqui. “A expansão continua, com planos de alcançar novos estados e converter mais lojas para a marca. Estamos em 123 municípios, em São Paulo e Minas Gerais. Vamos para o Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas", detalha.

Com planos ambiciosos de expansão e inovação, Manoel continua sonhando grande e deseja levar a marca Farma Conde a novos patamares, sempre mantendo o compromisso de oferecer saúde e bem-estar a todos. "Nosso propósito é levar medicamento e saúde para todo mundo, num custo mais baixo. Atualmente temos 342 lojas próprias e 60 licenciados da marca e algumas franqueadas. Estamos inscritos na ABF (Associação Brasileira de Franquias) já há 7 anos e a gente quer trazer o maior número de farmácias independentes possível para a marca Farma Conde. A franquia tem toda nossa simpatia e quando entra com a nossa marca, é como se fosse do mesmo grupo, faz parte da nossa empresa. São irmãos franqueados, licenciados, com os quais temos toda preocupação, simpatia e amor”, explica.

Fé e Resiliência: Os Pilares do Sucesso

Manoel atribui seu sucesso à sua “fé inabalável em Deus” e ao apoio de sua família. "Minha mãe e meu pai sempre tiveram fé em Deus e Jesus Cristo. Eu acredito que aqui (neste plano espiritual) sou passageiro e não piloto. Fé, trabalho, lealdade com a concorrência e foco, são os ingredientes para atingir um objetivo. É ter fé que tudo vai dar certo", diz, com humildade.

A resiliência também é um traço marcante de Conde. Durante a pandemia de Covid-19, ele liderou esforços para proteger a comunidade, comprando tratores para pulverização e enfrentando a crise de frente. "Fomos para a batalha. Graças a Deus vencemos", relembra.

Um Líder que Valoriza as Pessoas

Para Manoel, o sucesso da Farma Conde é resultado do trabalho conjunto de uma equipe dedicada. Ele faz questão de reconhecer e valorizar seus colaboradores. "A gente é muito grato a todos os nossos colaboradores. Nós dependemos deles e estão todos envolvidos na grandeza dos nossos resultados”, enfatiza.

Sobre o sucesso de uma rede de farmácia que tem clientes fiéis e satisfeitos, ele atribui ao fato de gostar de gente. "No meu caso, eu gosto de gente. Gosto de animais também (risos). Tem que ter muito amor pelo ser humano e gostar de ‘trazer saúde às pessoas” complementa.

Leia essa e outras matérias na Revista Metrópole Magazine deste mês clicando aqui

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Metrópole

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.