Ação da PF contra Salles e Meio Ambiente cumpre 35 mandados no DF, SP e PA
Possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira é investigada

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará em operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 19. A Operação Akuanduba faz buscas em endereços ligados ao ministro Ricardo Salles e ao Ministério do Meio Ambiente. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Por volta das 7h30, três agentes da Polícia Federal (PF) deixaram a sede do ministério carregando malotes. Duas viaturas da corporação seguem em frente ao prédio da pasta. A ofensiva visa apurar crimes contra a administração pública - corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando - supostamente praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro, diz a PF.
Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em janeiro deste ano "a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".
A corporação informou que o nome da ofensiva, Akuanduba, faz referência a "uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o Estado do Pará". "Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem", registrou a PF em nota.

Presidente Jair Bolsonaro participa de motociata em São José dos Campos
Candidato à reeleição e seus apoiadores foram até à Farma Conde Arena, para lançamento da campanha de governador de Tarcísio de Freitas

Em São José, Tarcísio de Freitas lança sua campanha a governador de São Paulo
O candidato do Republicanos esteve na cidade junto ao seu candidato a vice, Felício Ramuth, e o presidente Jair Bolsonaro

Marinha alerta para frente fria que pode ocasionar ondas de 3 metros no Litoral Norte
Passagem da frente fria pode acontecer entre esta quinta-feira (18) e o sábado (20), trazendo queda na temperatura e chuva
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.