Por Conteúdo Estadão Em Noticias

Araxá reúne lembranças e carros clássicos no país

A cada dois anos o pátio do Grande Hotel, em Araxá, Minas Gerais, é tomado por alguns dos mais belos carros clássicos do Brasil, seus proprietários e fãs. Assim é o Encontro Nacional de Automóveis Antigos.

Não faltaram modelos mais "comuns", como o Volkswagen Fusca e seus derivados, mas os grandes destaques foram os veículos feitos antes da Segunda Guerra Mundial, como o Bugatti Stelvio Cabriolet 1938, que levou o troféu Roberto Lee, de melhor carro do evento. 

A Ferrari 255 S Barchetta 1952, da qual só restaram cinco exemplares no mundo, recebeu o prêmio Hors Concours. O carro já havia sido premiado no Encontro Paulista de Autos Antigos, em maio.

Uma das atrações do encontro bienal é o leilão de antigos, que neste ano foi dividido em duas partes. Foram arrematados 45 veículos e a arrecadação chegou a R$ 1,6 milhão.

O modelo que obteve o lance mais alto foi uma Ferrari 380 GTSi, produzida em 1981. O esportivo italiano foi arrematado por R$ 250 mil. O menor valor foi para uma Lambreta 1967, vendida por R$ 11.500.

Merece destaque um Karmann-Ghia com mecânica de Porsche e 380 cv. O carro pertenceu a Nelson Piquet e traz a assinatura do piloto no capô. O maior lance foi de R$ 60 mil, abaixo do valor desejado.

A Fiat aproveitou o evento para mostrar alguns dos carros que vão fazer parte do museu que a empresa vai abrir em Belo Horizonte, com o objetivo de contar sua história no Brasil. O acervo já reúne 22 carros, entre eles um Uno Turbo e o popular 147 do primeiro ano de produção (1976). Há ainda um exemplar da primeira leva com motores a etanol.

O museu também vai ter espaço reservado a veículos de competição, como um Linea feito para as pistas e um Palio de rali. O exemplar de número 2000 da série especial Grazie Mille faz parte do acervo. Ainda não há data para a inauguração.

Modelos expostos em Araxá
Tatra 87
Modelo foi referência em aerodinâmica e mecânica. Produzido na ex-Tchecoslováquia, trazia conceitos inovadores, como tração traseira e motor 3.0 V8 refrigerado a ar, que foram referência para o desenvolvimento de modelos como Fusca e Porsche. Exemplar exposto no evento é de 1947.

Cadillac Formal Sedan V16
Esta é uma das oito unidades feitas em 1939, último ano da produção do carro mais caro da Cadillac no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Equipado com motor V16, foi produzido por dez anos. Em seguida, as fábricas foram transformadas para abastecer as tropas durante a guerra.

Packard
Dois Packard da década de 20, que pertenciam ao colecionador Roberto Lee e foram premiados como os melhores carros da edição 2012 do Salão de Veículos Antigos, realizado no Anhembi, chamaram a atenção. A dupla nunca foi restaurada e a mecânica continua em pleno funcionamento.

Tucker Torpedo
Modelo muito avançado para a sua época, o Tucker Torpedo foi lançado na década de 50. Dos que restaram, este, de 1949, é o único fora dos EUA, segundo informações divulgadas pelo Roberto Lee, ao qual pertence. Traz motor V8 dianteiro da Cadillac. Originalmente seu propulsor é traseiro.

Ford Galaxie Perua
No fim dos anos 60, a Ford pretendia aumentar a família Galaxie e construiu, em 1969, três unidades com carroceria perua. Mas o projeto não vingou e, de acordo com informações de colecionadores, este é o único exemplar que restou da tríade fabricada em São Bernardo do Campo (SP).

Mercedes Monobloco 0355
Este Mercedes-Benz 1978 O355 é um ônibus com estrutura do tipo monobloco, que reúne carroceria e chassi em uma só peça. Na época, por causa das rodovias mal pavimentadas, o modelo não demorou a sofrer com torções que desalinhavam a carroceria e decretaram seu fim.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.