Audiência Pública em Paraibuna discute sugestões do novo Plano Diretor de Turismo Sustentável do Município
Após conclusão do texto final, projeto será enviado pela prefeitura à câmara para aprovação

A prefeitura de Paraibuna, por intermédio do Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo promoveu no dia 25 de fevereiro, a audiência pública de análise e discussão referente à revisão do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna (PDTSP).
Realizado no Teatro Oficina “Ana Zito”, o evento aconteceu de forma híbrida, ou seja, com a participação presencial e virtual do público, uma vez que o local da audiência pública não poderia receber acima de 35 pessoas, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal “Cultura Paraibuna”.
Com o objetivo de prevenir o risco de contaminação do novo coronavírus (covid-19), todos os participantes presentes na audiência pública tiveram de seguir os protocolos de higiene e distanciamento.
Durante as apresentações da equipe técnica, que trabalhou na elaboração da revisão do PDTSP, os participantes puderam esclarecer dúvidas e dar sugestões para um melhor desenvolvimento turístico de Paraibuna, como por exemplo, que o Poder Público ajude a fomentar mais o turismo receptivo, entre eles aqueles destinados à turma da melhor idade, aos amantes do cicloturismo, aos peregrinos da Rota da Luz, entre outros grupos.
Segundo o esportista e organizador de eventos ciclísticos em Paraibuna, Francisco de Assis Ribeiro Gomes “Pirolo”, a realização da audiência pública foi muito oportuna e enriquecedora. “Essa audiência tem uma importância muito grande para Paraibuna porque nós podemos defender projetos futuros não só do turismo em geral, mas especificamente também do cicloturismo.
A especialista em turismo sustentável e responsável pela elaboração do projeto de revisão do PDTSP, professora doutora Cleide Pivott, explicou o objetivo da ação. “Como especialista em planejamento e marketing turístico e turismo sustentável com participação social meu trabalho necessariamente tem que ter o envolvimento da população porque é ela que conhece o seu município e que poderá dizer o que é melhor para ele, por isso, as sugestões dadas pelos munícipes, seja presencialmente, por meio virtual ou e-mail, serão incorporadas na redação final do Plano Diretor de Turismo Sustentável de Paraibuna e entregue, posteriormente, à Prefeitura – que por sua vez enviará o novo projeto à Câmara Municipal para ser transformado em lei em benefício do turismo paraibunense”.
Ainda de acordo com a professora Cleide, “O município tem de se organizar, por meio do seu Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e da sociedade civil organizada para que seus membros se articulem de forma a definir quais projetos são mais prioritários à cidade a serem executados, visando assim a utilização dos 600 mil reais anuais repassados pelo governo do Estado à Paraibuna, por meio da verba do MIT – Município de Interesse Turístico”, conclui.
Após conclusão do texto final, o projeto será enviado pela prefeitura à câmara para aprovação.
Posts Relacionados

PM Ambiental apreende espingarda e munições dentro do Parque Estadual da Serra do Mar em Paraibuna

Homem morre após sofrer mal súbito às margens da Rodovia dos Tamoios, em Paraibuna

Caminhão tomba após bater em barreira de proteção na Rodovia dos Tamoios, em Paraibuna
