Balão causa incêndio na Floresta Nacional de Ipanema em Iperó
Um incêndio causado pela queda de um balão destruiu oito mil metros quadrados de mata na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, unidade de conservação federal, em Iperó, região de Sorocaba, neste domingo, 7. Os danos só não foram maior porque os brigadistas da unidade, auxiliados por funcionários e voluntários, bloquearam e apagaram as chamas….

Um incêndio causado pela queda de um balão destruiu oito mil metros quadrados de mata na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, unidade de conservação federal, em Iperó, região de Sorocaba, neste domingo, 7. Os danos só não foram maior porque os brigadistas da unidade, auxiliados por funcionários e voluntários, bloquearam e apagaram as chamas. Eles usaram tratores e veículos com tanques para controlar o fogo. A floresta é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As chamas atingiram árvores e vegetação rasteira numa área próxima dos sítios históricos com ruínas de fornos construídos por Afonso Sardinha no século 16, numa das primeiras tentativas de fundir ferro em território brasileiro. O fogo foi contido antes de atingir as áreas mais preservadas da floresta, com remanescentes de Mata Atlântica.
De acordo com a administração da Flona, brigadistas viram quando o balão, com cerca de dez metros de altura, se aproximava do local. Eles acompanharam a queda e agiram rapidamente. A Polícia Civil de Iperó vai investigar a soltura do balão, considerada crime ambiental.
Posts Relacionados

Raízen oferta mais de 340 vagas em novo processo seletivo para Jovem Aprendiz

Feijão-preto dispara 91% em 2026 e atinge o maior preço em dois anos

Jovem atacada a faca pelo namorado após comemorar reeleição de Lula recebe alta no RN
