Equipe de jornalistas da Band Vale e candidatos posam antes do início do debate
Divulgaçã/Band Vale
Com organização e clima festivo, a TV Band Vale realizou nesta segunda-feira (22), o primeiro debate à prefeitura de São José dos Campos para as eleições de 2016. A emissora segue a tradição de promover o primeiro encontro entre os candidatos, que mostra ao eleitor os políticos sem “maquiagem” e, por isso mesmo, muitas vezes definem a disputa.
O debate foi organizado pelo editor executivo da Band, Cláudio Nicolini, que também foi o mediador do encontro. “O objetivo é o debate de ideias, oferecer ao eleitor que ele decida sem qualquer tipo de maquiagem do horário político. Candidato frente a outro em uma discussão sadia de ideias para que o eleitor possa dessa forma escolher o melhor para o futuro da cidade”, explicou.
Debate realizado pela emissora nas eleições de 2008
Reprodução
A cada 4 anos nas eleições municipais a TV Band Vale faz os debates na televisão aberta, e este ano contou com um ingrediente a mais, os moradores de São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, Caraguatatuba e Ilhabela têm mais uma opção, além da televisão, para assistir ao debate e podem acompanhar através do FaceBook e pela página do portal Meon os confrontos entre os políticos que buscam o cargo de prefeito em suas cidades.
O eleitor tem a facilidade de assistir o programa da TV Band Vale pelo seu computador, tablet ou celular (smartphone). Aqueles que estiverem em qualquer lugar do Brasil ou do mundo também poderão acompanhar as propostas dos candidatos através da internet.
Relembre debates
Nas eleições de 2012 o debate da TV Band Vale também foi cercado de grande expectativa, na ocasião São José dos Campos também abriu a série de debates, mas um dos destaques naquele ano foi o confronto entre os candidatos da cidade de Taubaté. Relembre abaixo:
Debate de Taubaté foi um dos mais acirrados. Veja
Outros debates
O encontro de políticos que disputam o cargo de prefeito de outras sete cidades da RMVale também serão realizados e transmitidos por Meon e Band. O segundo debate acontece no dia 25 de agosto, com os candidatos de Guaratinguetá.
Em sequência, no dia 1º de setembro, serão recebidos os candidatos à Prefeitura de Taubaté; seguido no dia 8 de setembro pelos políticos de Jacareí e no dia 15 de setembro os candidatos de Pindamonhangaba.
Os eleitores do Litoral Norte também vão ter a oportunidade de ouvir e conhecer melhor os candidatos das cidade de Caraguatatuba, no dia 22 de setembro, e de Ilhabela, em 29 de setembro.
História e tradição
Os debates realizados pelo Grupo Bandeirantes tiveram início em 1982, entre candidatos aos governos estaduais. Em 1989, a Band transmitiu o primeiro debate à Presidência da República na TV brasileira.
Na época, os candidatos eram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ulysses Guimarães (PMDB), Mário Covas (PSDB), Ronaldo Caiado (PSD), Aureliano Chaves (PFL), Fernando Collor (PRN; não participou do debate), Leonel Brizola (PDT) e Paulo Maluf (PDS), entre outros.
Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band, produziu dezenas de debates na emissora e foi um dos responsáveis por encontros históricos nas disputas por prefeituras, governos de Estados e Presidência da República.
“Isso [o primeiro debate presidencial, em 1989] fortaleceu uma tradição que já tínhamos, porque desde 1982 a Bandeirantes já fazia debates entre candidatos aos governos estaduais. Mas coube à emissora realizar o primeiro debate da história do Brasil entre candidatos à presidência da República na televisão. Depois disso, nas eleições posteriores, a Rede Bandeirantes nunca mais deixou de promover esses encontros entre os candidatos”, diz Mitre.
WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo. Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também! Informação de qualidade a um clique de distância.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.