Brasil

SP: Auditoria revela falhas em gestão de empresas de transporte

Prefeitura notificou as empresas UpBus e Transwolff

Escrito por Meon

07 NOV 2024 - 19H35 (Atualizada em 07 NOV 2024 - 21H58)

reprodução

Em declaração feita durante agenda de rua nesta quinta-feira (7/11), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) revelou que a auditoria realizada pela Prefeitura de São Paulo nas empresas UpBus e Transwolff identificou "inconsistências na gestão" e a "incapacidade financeira" de ambas as empresas para seguir operando no transporte coletivo da cidade. As duas companhias estão sob intervenção desde abril, quando se tornaram alvo da Operação Fim da Linha, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) para investigar a infiltração do PCC no sistema de transporte público.

O relatório final da auditoria foi entregue à Prefeitura na última semana, e as empresas foram notificadas para apresentarem suas defesas em até 15 dias. Caso as empresas não consigam comprovar sua capacidade financeira e administrativa para retomar as atividades, o prefeito afirmou que a administração municipal poderá pedir o cancelamento dos contratos, o que é conhecido como "caducidade".

A investigação do MPSP, que levou à intervenção nas empresas, revelou indícios de que as duas operadoras estariam envolvidas com o PCC, utilizando o transporte coletivo como um meio para atividades criminosas. Desde a operação, a gestão da Transwolff e da UpBus foi assumida pela SPTrans, a pedido do Ministério Público e da Justiça Paulista.

Além da auditoria, a quinta-feira também foi marcada pela exoneração do secretário de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, que deixou o cargo por motivos de saúde. Ele foi substituído por Cláudio Monteiro, que ocupava a posição de adjunto.

O prefeito também foi questionado sobre rumores de uma possível extinção da SPTrans, especialmente no contexto de uma possível reestruturação no setor de transporte. No entanto, Nunes preferiu não comentar sobre o assunto, reafirmando que o foco atual é a análise das situações envolvendo as empresas de transporte sob investigação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.