O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (3), novas funcionalidades para o Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou as transações financeiras no Brasil. Entre as principais mudanças estão o Pix Parcelado e o Pix em Garantia, que devem ser lançados entre 2025 e 2026.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O anúncio foi feito pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante a cerimônia de 60 anos da instituição, que reuniu autoridades e ex-presidentes da entidade.
Com lançamento previsto para setembro de 2024, o Pix Parcelado permitirá que consumidores dividam pagamentos em várias parcelas, enquanto os comerciantes recebem o valor integral no ato da compra. A novidade visa facilitar compras de maior valor e ampliar o uso do Pix no varejo.
Previsto para 2026, o Pix em Garantia possibilitará que empresas utilizem valores futuros do Pix como garantia para empréstimos e financiamentos. O objetivo é reduzir os custos de crédito e oferecer mais opções para quem depende do sistema de pagamentos.
O Banco Central também implementará um novo canal de contestação de transações, permitindo que usuários solicitem devoluções diretamente pelo aplicativo do banco. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) ajudará a reverter pagamentos feitos por engano ou em casos de fraudes e golpes.
Desde 1º de abril, os comprovantes do Pix passaram por mudanças visuais para evitar golpes. Os comprovantes de agendamento agora exibem o termo "Agendamento Pix" e um ícone de calendário, enquanto os comprovantes de pagamento concluído trazem um ícone de check.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A medida tem o objetivo de dificultar fraudes, como o golpe do falso comprovante, garantindo mais segurança para os usuários.
SJC: Câmara aprova aumento do IPTU e outros impostos
Novos valores vão começar a valer em 2026
França tem onda de protestos após cortes no orçamento
Manifestações reúnem 800 mil pessoas contra aumento de impostos e corte de feriados
Fazenda de SP cria sistema para monitorar evolução patrimonial de servidores
Iniciativa visa identificar funcionários que cometam crimes
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.