A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realizou na segunda-feira (13) a primeira etapa da Operação Fumaça Preta, como parte da Operação Inverno 2025. A ação aconteceu simultaneamente em 27 pontos de rodovias do Estado e resultou na fiscalização de 37.959 veículos a diesel. Desses, 490 apresentaram irregularidades nas emissões e foram autuados — o que representa 1,5% do total.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Com apoio da Polícia Militar Rodoviária, a operação utilizou equipamentos como opacímetros, que medem a densidade da fumaça emitida, testes de ARLA 32, e a Escala de Ringelmann para avaliações visuais. A iniciativa tem como foco coibir a emissão de poluentes acima dos limites permitidos e orientar os motoristas sobre manutenção preventiva e uso correto de tecnologias antipoluição.
As cidades com maior número de infrações foram Itaquaquecetuba, Mairiporã, Sorocaba, São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, onde os índices de irregularidades variaram entre 3% e 4,7%. Já Limeira, Cubatão e Barretos tiveram os menores índices, abaixo de 0,3%.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Durante o período de estiagem, entre maio e setembro, ações como essa são intensificadas, já que a dispersão de poluentes fica comprometida, afetando diretamente a qualidade do ar. A CETESB reforça que novas fiscalizações estão previstas nos próximos meses para reduzir os impactos da poluição e proteger a saúde da população.
SJC: Idosa de 90 anos é picada por escorpião
Acidente aconteceu no Galo Branco
SJC: Trabalhadores da Urbam serão homenageados nesta sexta-feira (16)
Celebração é devido ao Dia do Agente Ambiental e do Gari
Guiana denuncia ataques armados contra tropas na fronteira com Venezuela
Ataques ocorreram em área rica em petróleo e alvo de disputa histórica
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.