CPNU 2: Resultado preliminar de cotas e vagas reservadas

Candidatos a cotas para negros, indígenas, quilombolas e PCDs já podem conferir

Escrito por: Maria Júlia da Silva Binotto2 min de leitura
image-624372

O Ministério da Gestão e a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgaram, nesta quinta-feira (15), os resultados preliminares da Fase IV do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Esta etapa compreende os procedimentos de confirmação para candidatos que concorrem às vagas reservadas (ações afirmativas).

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Recursos e Próximos Passos

Os candidatos que tiveram a autodeclaração ou condição de deficiência indeferida podem apresentar recurso entre os dias 16 e 19 de janeiro. O processo deve ser feito diretamente na “Área do Candidato” no site oficial da FGV.

Análise: Os recursos serão avaliados por uma comissão distinta daquela que realizou a primeira verificação, garantindo a isenção do processo.

Regras de Eliminação

É importante destacar que o candidato que não tiver a condição confirmada nas cotas não será eliminado do concurso. Ele passará a figurar automaticamente na lista de ampla concorrência, desde que tenha atingido a nota mínima exigida nas fases anteriores, respeitando a ordem de classificação geral.

Pioneirismo na Lei de Cotas

O CPNU 2 marca a aplicação integral da nova Lei nº 15.142/2025, que destina 35% das vagas totais para ações afirmativas, distribuídas da seguinte forma:

25% para pessoas negras;

5% para pessoas com deficiência (PCD);

3% para pessoas indígenas;

2% para quilombolas.

Ao todo, mais de 15,9 mil candidatos passaram por esta fase de verificação documental e biopsicossocial.

Tags:BrasildestaquemancheterotativoPublicado em: