As denúncias de material sexual envolvendo crianças e adolescentes recebidas pela ONG SaferNet aumentaram 114% após a publicação de um vídeo do influenciador e humorista Felipe Bressanim Pereira, o Felca, revelando como criadores de conteúdo lucram explorando menores de idade em situações sexualizadas.
O vídeo, com mais de 38 milhões de visualizações, expôs a monetização de conteúdos ilegais, gerando forte repercussão. Entre 6 e 12 de agosto, a SaferNet recebeu 1.651 denúncias únicas, contra 770 no mesmo período de 2024.
A ONG mantém, há quase 20 anos, o Canal Nacional de Denúncias de Crimes e Violações a Direitos Humanos na web. No primeiro semestre de 2025, foram registradas 28.344 denúncias, aumento de 19% sobre as 23.799 de 2024 — crescimento considerado dentro da normalidade, já que no ano anterior houve queda de 26%.
Segundo a SaferNet, denúncias únicas são recebidas de forma anônima, filtradas para remover duplicidades e, em seguida, encaminhadas ao Ministério Público Federal, responsável por apurar indícios de crime.
Para o presidente da SaferNet, Thiago Tavares, o salto em agosto é reflexo direto do vídeo de Felca:
“Há anos o tema do abuso sexual infantil online não gerava um debate tão grande na sociedade brasileira. A repercussão estimulou as pessoas a denunciar.”
O influenciador destacou no vídeo problemas já denunciados pela ONG, como o uso do Telegram para vender e distribuir esse material e o emprego de siglas, acrônimos e emojis — como cp (child porn) — para disfarçar o conteúdo e atrair vítimas.
A SaferNet reforça que o termo "pornografia infantil" é inadequado, pois minimiza a gravidade dos crimes, que envolvem estupro, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Sobre a ONG
Criada em 2005, a SaferNet é referência na defesa dos direitos humanos na internet. Além do Canal de Denúncias, conveniado ao MPF, mantém o Canal de Ajuda (Helpline) e projetos como a Disciplina de Cidadania Digital para uso seguro da rede.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Paraibuna recebe a Feira Artes Aqui de Economia Criativa
Evento começa neste sábado (16)
Jacareí é premiada por gestão sustentável
Reconhecimento é para municípios com indicadores públicos positivos
Desafio São José de Ciclismo acontece neste sábado (16)
Também será disputada prova de paraciclismo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.