A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma nota pública nesta semana muito crítica ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, qualificando-o como “descontrolado” e acusando-o de atrapalhar gravemente a relação entre Brasil e EUA. O texto acusa Moraes de usar o Judiciário para perseguir uma agenda política, violando direitos humanos.
Segundo a representação diplomática, ao invés de buscar soluções para crises institucionais, o ministro “dobra a aposta” no abuso do processo judicial. A nota também afirma que os Estados Unidos esperam que o Brasil contenha o ministro antes que ele “destrua completamente” os laços entre os dois países.
O comentário surge em meio a um momento de tensão diplomática, especialmente depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF. Autoridades americanas e a Embaixada têm criticado decisões e falas de Moraes, inclusive sob sanções impostas anteriormente.
A declaração foi feita através da conta oficial da Embaixada no X, com apoio do vice-secretário de Estado Christopher Landau. Em resposta, setores do governo brasileiro reforçaram a independência do Judiciário e da legalidade dos processos em curso.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Blues no Municipal apresenta atração internacional
Nora Jean Wallace se apresenta nesta quinta-feira (18)
Câmara aprova retomada do voto secreto na PEC da Blindagem
Destaque obteve 314 votos favoráveis e 168 contrários
Ilhabela recebe jornalistas e influenciadores da Argentina e Chile
Iniciativa é promover turismo na América do Sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.