Brasil

Filha de Edson Fachin é atacada dentro da UFPR

Professora Melina Fachin foi alvo de cusparada e xingamentos

Escrito por Meon

16 SET 2025 - 11H30 (Atualizada em 16 SET 2025 - 12H14)

Reprodução

A filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, a professora Melina Fachin, foi alvo de agressões verbais e de uma cusparada dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é diretora da Faculdade de Direito. O episódio ocorreu na última sexta-feira (12), no campus da instituição em Curitiba, e será analisado nesta terça-feira (16) pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad).

De acordo com o relato do marido, o advogado Marcos Gonçalves, um homem não identificado aproximou-se da professora no final da manhã, cuspiu nela e a chamou de “lixo comunista”. A UFPR informou em nota que estuda as medidas a serem adotadas, sem confirmar ainda a abertura de procedimento interno.

Melina, que é doutora em Direito Constitucional e atua também em entidades de direitos humanos, não se pronunciou publicamente. Segundo o marido, ela ficou indignada, mas não pretende se afastar das atividades docentes e administrativas. “É uma mulher firme, que não se curva a ameaças”, disse Gonçalves.

O episódio gerou forte repercussão. A OAB repudiou veementemente as agressões, destacando que o espaço acadêmico deve ser preservado como local de diálogo e não de intolerância. Ministros como Gilmar Mendes e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também manifestaram solidariedade. Gleisi classificou o caso como violência política de gênero e pediu responsabilização imediata do agressor.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.