O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou, nesta quinta-feira (9), o aumento no teto da taxa de juros para os empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS. A nova taxa passa de 1,66% para 1,8% ao mês, um ajuste realizado após a insatisfação das instituições bancárias com o limite anterior.
Com o cenário de alta na taxa básica de juros no Brasil, vários bancos afirmaram que as condições anteriores não eram mais sustentáveis, com alguns deles até suspendendo a oferta de crédito consignado aos beneficiários do INSS. Embora os bancos tenham solicitado um teto mais elevado, de 1,99%, o governo optou por estabelecer 1,8% ao mês, valor que foi aceito pelo CNPS.
Vale lembrar que, em maio de 2024, o CNPS havia reduzido o limite de juros para 1,66% ao mês, refletindo a queda da Selic naquele momento. Em novembro, a Associação Brasileira de Bancos levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a autoridade do CNPS sobre esse tipo de decisão. Atualmente, o INSS contabiliza cerca de 44 milhões de contratos de empréstimos consignados ativos, conforme informações do portal de transparência.
Jovem morre afogado após pular de balsa em Natividade da Serra
Outras duas pessoas conseguiram se salvar
Bilionários da IA lançam projeto que atrai milhares a São Paulo
O projeto Worldcoin já reuniu mais de 400 mil pessoas na capital paulista
Suzano oferece 25 vagas para Jovem Aprendiz em Taubaté
As inscrições são gratuitas e vai até o dia 02 de fevereiro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.