Na manhã desta segunda-feira (10), na abertura oficial dos trabalhos da COP30 — cúpula internacional sobre mudanças climáticas que acontece em Belém (PA) — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração marcante ao citar o tornado ocorrido no estado do Paraná como símbolo da urgência de ações contra o aquecimento global.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Lula lembrou que o tornado atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na última sexta-feira (7), deixando seis mortos, centenas de feridos e milhares de desalojados. Ele ressaltou que esse tipo de evento mostra que “a mudança do clima já não é uma ameaça do futuro, mas uma tragédia do presente”.
Em sua fala, o presidente defendeu a necessidade de combater a desinformação sobre as causas e consequências das alterações climáticas. Ele afirmou que a COP30 será “a COP da verdade” e destacou que o momento é de enfrentar os negacionistas. “O momento é de vencer novamente os negacionistas”, declarou.
O fenômeno climático extremo foi medido pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) como tornado de nível F3, com ventos que podem ultrapassar 250 km/h. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), descreveu a catástrofe como “situação de guerra”.
Com a declaração, o presidente buscou alinhar o discurso de urgência da crise climática à agenda da COP30, reforçando que o tema ecológico exige respostas imediatas e não apenas projeções futuras. A mobilização internacional para a conferência ganha, assim, respaldo no país anfitrião para avançar em medidas concretas e combater o negacionismo climático.
São José dos Campos é tricampeã dos Jogos Paralímpicos de SP
Município vence pela terceira vez consecutiva com 52 pontos na classificação geral do evento
Urbam abre concurso para arquiteto e engenheiro eletricista em São José
Inscrições vão até 25 de novembro para cadastro de reserva
Famílias atingidas por tornados no Paraná receberão até R$ 50 mil
Governo estadual libera R$ 50 milhões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.