Por Conteúdo Estadão Em Brasil

Mais de mil pássaros são apreendidos em Juquiá (SP)

Mais de mil pássaros eram transportados em condições precárias num carro abordado pela Polícia Ambiental, nesta terça-feira, 01, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Juquiá, no Vale do Ribeira. As gaiolas eram tão apertadas que 172 das 1.125 pequenas aves não resistiram e morreram sufocadas. Entre os pássaros, alguns são de espécies que estão em situação preocupante na natureza.

Foram resgatados 513 canários-da-terra, 235 trinca-ferros, 199 pintassilgos-de-cabeça-preta, quatro gralhas-do-campo, um bico-de-pimenta e um bico-de-prata. O motorista de 21 anos e seu acompanhante de 19 anos prestaram depoimentos na delegacia da Polícia Civil na cidade e foram liberados, mas vão responder por prática de abuso e morte de animais da fauna silvestre. Eles contaram que receberam as aves em Ponta Grossa (PR) com a incumbência de entregá-las na capital paulista.

No mesmo dia, 47 pássaros entre canários e trinca-ferros haviam sido apreendidos em Itapeva, sudoeste paulista, quando eram transportados no interior de caixinhas de suco e leite longa vida. Todas essas espécies são de aves da fauna brasileira e apreciadas pelo canto. Como são altamente valorizadas por criadores, tornam-se alvos de caçadores e contrabandistas de animais silvestres. A criação ou posse desses pássaros necessita de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.