O Ministério da Saúde anunciou que a terceira fase da campanha nacional de vacinação terá o sarampo como foco principal. Após as campanhas anteriores contra a coqueluche e a poliomielite, agora é a vez de intensificar a imunização contra o sarampo, uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus com alta taxa de transmissão.
O sarampo é conhecido por seu alto índice de contágio, sendo mais transmissível que doenças como catapora, Covid-19 e caxumba. A doença pode ser especialmente grave em crianças menores de 5 anos, pessoas desnutridas e indivíduos com o sistema imunológico comprometido. Embora o sarampo tenha sido erradicado em grande parte das Américas devido à vacinação, surtos podem ocorrer quando pessoas de países com baixa cobertura vacinal chegam ao Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, os seguintes grupos devem ser imunizados:
Crianças: A primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada aos 12 meses, e a segunda dose (tetraviral – sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses.
Trabalhadores da saúde: Devem receber duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade, a não ser que já tenham sido imunizados com as duas doses.
Pessoas de 5 a 29 anos: Devem receber duas doses da tríplice viral, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Pessoas de 30 a 59 anos: Devem ser vacinadas com uma dose da tríplice viral, caso ainda não tenham se vacinado.
Este ano, o Brasil recuperou o certificado de eliminação do sarampo, que havia sido perdido em 2019. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) revalidou o certificado após o país ter mantido um período sem novos casos de sarampo entre 2016 e 2017. No entanto, surtos ocorreram novamente em 2018, com o retorno da circulação do vírus.
Jacareí: Acesso ao Parque Meia-Lua, pela Via Dutra, será interditado neste domingo (26)
No local, será instalado radar de velocidade
Dia Mundial de Combate à Hanseníase é neste domingo (26)
Conheça sintomas e tratamentos da doença
PRF faz escolta de carga de grandes dimensões na Via Dutra
Transformador tem peso de 518,6 toneladas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.