A Receita Federal voltará a exigir que fintechs enviem ao Fisco a declaração e-Financeira, documento que detalha movimentações financeiras de alto valor. A decisão será oficializada em uma nova instrução normativa, que deve ser publicada nos próximos dias.
A medida ocorre após as operações Carbono Oculto, Quasar e Tank, deflagradas na quinta-feira (28), revelarem que facções criminosas usaram instituições digitais para lavar bilhões de reais.
Em nota, a Receita afirmou que a falta de regras específicas para as fintechs criou “um vácuo regulatório”, favorecendo a criminalidade. O órgão destacou que a nova norma terá redação “clara e didática”, com apenas quatro artigos.
A decisão também busca desfazer boatos sobre supostas novas cobranças de impostos sobre transferências via Pix.
A exigência havia sido suspensa em janeiro, após uma onda de desinformação nas redes sociais. Na prática, essa revogação enfraqueceu a fiscalização de transações feitas por instituições de pagamento e arranjos digitais.
Com a nova regulamentação, fintechs passam a ter as mesmas obrigações de transparência que bancos tradicionais, de acordo com a Lei 12.865/2013.
Segundo o comunicado, o primeiro artigo da norma deixará claro o objetivo de combater o crime organizado. O segundo reafirma que instituições de pagamento estão sujeitas às mesmas regras de reporte ao Fisco.
Os dois últimos artigos tratam de referências normativas e da vigência imediata.
A Receita ressaltou que “não está criando nada de novo”, apenas reforçando regras já previstas em lei. O texto será publicado com o intuito de reduzir brechas utilizadas por organizações criminosas e tornar o sistema financeiro mais seguro.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
São José realiza feira de adoção e vacinação neste sábado (30)
Serão 81 pets disponíveis
RMVale faz mais de 26 mil contratações em julho
No mesmo período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões
SJC: City Tour visita atrações do distrito de Eugênio de Melo
Um dos destaques do percurso é o Jequitibá Rosa
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.