Brasil

Simone Tebet anuncia apoio à campanha de Lula no 2º turno

Candidata à presidência ficou na terceira colocação no 1º pleito e diz manter críticas ao petista, mas reconhecer nele "compromisso com a democracia"

Escrito por Léo Lenzi

05 OUT 2022 - 17H15 (Atualizada em 05 OUT 2022 - 18H39)

Divulgação/Assessoria Simone Tebet

Terceira colocada nas eleições do último domingo (2), Simone Tebet (MDB) anunciou oficialmente seu apoio à campanha de Lula (PT) para a presidência do Brasil.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX

O pronunciamento foi realizado na tarde desta quarta-feira (5), em um hotel em São Paulo. A emedebista recebeu 4,9 milhões de votos (4,16% dos votos válidos) no primeiro turno. Na terça (4), Ciro Gomes (PDT), quarto colocado, também havia declarado apoio a Lula, apesar de não citar o nome do petista.

Mais cedo, o MDB havia anunciado que liberou seus filiados a se manifestarem "conforme suas consciências", ou seja, permitindo apoio a Lula, Bolsonaro ou neutralidade.

Simone Tebet afirmou que cinco propostas de seu plano de governo devem ser acrescentadas pelo candidato petista, e que as ideias foram apresentadas diretamente a Lula durante almoço nesta quarta-feira. As propostas seriam as seguintes:

  • Zerar a fila de vagas em creches e escolas para crianças;
  • Implementação do ensino médio técnico em tempo integral;
  • Pagamento de R$ 5 mil para formandos do ensino médio;
  • Zerar a fila de procedimentos na saúde e aumentar repasses ao Sistema Único de Saúde;
  • Igualdade de salário entre homens e mulheres e a composição ministerial plural.

“Meu apoio é por projetos que defendo e ideias que espero ver acolhidas. Dentre tantas que julgo importante, destaco cinco tendo sempre a responsabilidade fiscal, uma âncora fiscal, como meio de se alcançar o social [...] Até 30 de outubro, eu estarei na rua, vigilante. Meu grito será pela defesa da democracia e da justiça social. Minhas preces, por uma campanha de paz", disse ela.

A respeito das críticas tecidas a Lula durante toda sua campanha, Tebet pontuou manter seu posicionamento, mas que vê no petista a melhor opção pelo momento político que o país vive: "Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou a senadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Léo Lenzi, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.