A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, afirmou que os preços dos alimentos devem começar a diminuir nos próximos 60 dias, como efeito das medidas tomadas pelo governo federal. A declaração foi dada nesta terça-feira (25), durante a participação da ministra no programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Tebet explicou que a redução nos preços será possível graças às políticas econômicas em andamento, lembrando que o aumento recente nos valores dos alimentos foi causado, em grande parte, por fatores externos, como as mudanças climáticas e as quebras de safra em diversos países produtores, incluindo o Brasil. "Os produtos que mais subiram foram os que têm grande apelo para os brasileiros, como o ovo e o café", disse a ministra. Ela também destacou que a próxima safra, que será mais robusta, ajudará a aliviar os preços e impulsionar a economia do país. "O agronegócio está muito forte este ano e isso contribuirá para o crescimento do PIB e o barateamento dos alimentos", garantiu.
Segundo Tebet, o governo está adotando as estratégias corretas para controlar os preços, mas sem medidas precipitadas. "Não seria prudente congelar os preços agora e correr o risco de uma explosão de custos mais à frente", afirmou. Ela garantiu que, com as ações em curso, a queda nos preços começará a ser notada em até dois meses.
A ministra também sugeriu que os estados poderiam contribuir para a redução dos preços, oferecendo isenção de ICMS sobre itens da cesta básica por um período específico. "Alguns estados ainda não têm essa isenção, mas poderiam implementar uma medida temporária, similar a como fazemos aqui com os gastos públicos, ajustando o que não é essencial para garantir que o necessário seja atendido", explicou.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Com a expectativa de uma safra forte e a implementação dessas medidas fiscais, a ministra acredita que os preços nos supermercados começarão a cair nas próximas semanas, aliviando o bolso dos consumidores.
Brasil cria 71,5 mil vagas formais em março
Resultado é menor do que o registrado no mesmo mês de 2024
Ubatuba recebe a 6ª etapa do Circuito Beach Tennis
Evento acontece de quinta (1º) a domingo (4)
Embraer apresenta o KC-390 Millennium em Las Vegas
Aeronave está em exposição no Aeroporto Internacional Harry Reid
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.