Brasil

STF forma maioria para manter suspensão do 'X'

Rede Social foi banida do país na última sexta (30)

Escrito por Meon

02 SET 2024 - 11H21 (Atualizada em 02 SET 2024 - 11H26)

Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes convocou a primeira turma do STF para avaliar sua decisão de suspender a rede social X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (2).

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A sessão virtual começa à meia-noite e dura 24 horas, contando com a participação dos ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, além de Moraes.

Há uma expectativa de que a decisão de Moraes seja confirmada por unanimidade na turma, que é presidida por ele. Fontes do STF sugerem que, embora cinco dos onze ministros da Corte acreditem que a suspensão do X deve passar pelo crivo do plenário, a análise pela turma pode dar mais segurança à decisão e proteger a instituição e Moraes de acusações de abuso de poder.

STF forma maioria

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos nesta segunda-feira (2) para manter a rede social X suspensa.

A decisão vale até que a plataforma cumpre decisões da Justiça, pague multas aplicadas por desobedecer ordens judiciais – que somam mais de R$ 18 milhões – e indique um representante legal no país.

Os ministros da Primeira Turma julgam, no plenário virtual, a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes que bloqueou o uso da plataforma. Os votos podem ser inseridos no sistema eletrônico até o fim da noite desta segunda.

A suspensão foi garantida pelos votos dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda devem votar os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.