Brasil

SUS reforça Belém para COP30 com Hospital de Campanha 24h e 144 profissionais

Estrutura da Força Nacional do SUS funcionará até 25 de novembro na Usina da Paz, garantindo atendimento de baixa e média complexidade a moradores e visitantes

Escrito por Maria Júlia da Silva Binotto

10 NOV 2025 - 19H15

Divulgação/Secretaria de Estado da Saúde do Pará

O Governo Federal, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), ativou um Hospital de Campanha (HCamp) na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém (PA), para reforçar a capacidade de atendimento à saúde durante a COP30. A estrutura, que funciona em cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), já está em operação desde esta semana.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O HCamp conta com uma equipe robusta de 144 profissionais voluntários de diferentes estados, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos. Além do hospital, quatro postos avançados de atendimento foram montados na Blue Zone, garantindo cobertura médica completa nas áreas de maior circulação da conferência internacional.

Estrutura e Capacidade de Atendimento

O Hospital de Campanha funcionará 24 horas por dia até o dia 25 de novembro, com foco em serviços de baixa e média complexidade.

Com um sistema de porta aberta à população, o HCamp tem capacidade para atender até 200 pacientes diariamente, prestando socorro tanto aos moradores da capital paraense quanto aos visitantes da COP30.

A estrutura é composta por oito módulos, sendo seis dedicados à assistência direta. O local oferece recepção, triagem, sala de emergência, sala de medicação e observação, consultórios e sala de procedimentos. Além disso, conta com uma sala de comando e regulação para coordenar os atendimentos e áreas de apoio logístico essenciais.

A secretária de Estado da Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, reforçou o compromisso com a segurança e o bem-estar: “Estamos trabalhando para garantir uma rede assistencial preparada, integrada e eficiente durante todo o evento.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maria Júlia da Silva Binotto, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.