A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) inicia, na primeira quinzena de dezembro, uma dragagem inédita no berço de atracação da travessia de Ilhabela, um dos principais pontos de embarque e desembarque do litoral paulista. A obra, com investimento de R$ 6,4 milhões, tem como objetivo restabelecer a profundidade ideal para a navegação e garantir mais segurança e eficiência na operação das balsas.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo a Semil, a intervenção abrangerá uma área de cerca de 20 mil m², com a retirada de aproximadamente 22 mil m³ de sedimentos — o equivalente a 1.500 caminhões de areia. A dragagem vai restabelecer a profundidade mínima de 3,7 metros, comprometida ao longo dos anos pelo assoreamento natural causado por chuvas, ventos e correntes marítimas.
A execução será feita sem interromper o funcionamento da travessia, responsável por 22% do volume total transportado no sistema estadual. Diariamente, cerca de 11 mil pessoas utilizam o serviço, número que cresce significativamente durante a alta temporada — no último Réveillon, o aumento chegou a 42%.
De acordo com o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, o início das obras representa um avanço esperado há anos. “Pela primeira vez veremos o berço de atracação de Ilhabela ser desassoreado, uma ação estruturante e essencial para a segurança e continuidade do serviço, planejada para não interferir no fluxo de embarcações, veículos ou pedestres”, destacou.
A dragagem contará com monitoramento contínuo da fauna marinha e do ecossistema local, além da participação de associações credenciadas e representantes do poder público, em um processo conduzido em conformidade com as normas ambientais. A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias.
Fase preparatória
Antes do início dos trabalhos, a Semil realiza uma série de encontros entre representantes da sociedade civil, empresas e poder público para apresentar o andamento do projeto e esclarecer dúvidas sobre o monitoramento ambiental.
As primeiras reuniões acontecem nos dias 11 e 12 de novembro, às 18h30 — no dia 11, em Ilhabela (Centro de Apoio Pedagógico – Av. Tiradentes, 300, Barra Velha), e no dia 12, em São Sebastião (Auditório da Docas – Av. Dr. Altino Arantes, 372, Centro).
Nesse período, também serão preparados os diques de contenção e as estruturas necessárias para o início das obras.
Investimentos contínuos
Desde 2023, a travessia São Sebastião/Ilhabela recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos, que incluem a modernização de sete embarcações, reformas nos atracadouros e na estação de passageiros de São Sebastião, além de melhorias estruturais no muro de atracação. Outras duas embarcações reformadas devem ser entregues até 2026.
Com a nova dragagem, o governo estadual busca reforçar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade de uma das travessias mais movimentadas do litoral paulista.
Fórum Conexão Vale do Paraíba reforça integração regional e o turismo como motor de desenvolvimento
Evento acontece dia 13 de novembro no PIT em São José
Jornal espanhol detona Neymar após derrota do Santos
Atacante do Santos voltou a ser alvo de duras críticas
Estudo aponta que falar mais de um idioma desacelera o envelhecimento
Pesquisa com 86 mil adultos europeus sugere que o multilinguismo está ligado à menor "idade biocomportamental"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.