Caraguatatuba lidera ranking do acesso à creche na RMVale

Levantamento feito com exclusividade pelo Meon revela como está o acesso à creche nas cidades com mais 40 mil habitantes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Dentre as cidades analisadas, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Ubatuba e Aparecida tem o maior percentual de crianças atendidas em creches públicas.

Escrito por: Elaine Rodrigues3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo, bairro Porto Novo em Caraguá

CEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo no bairro Porto Novo em Caraguá

Divulgação/PMC

Levantamento feito com exclusividade pelo Meon revela como está o acesso à creche nas cidades com mais 40 mil habitantes na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Dentre as cidades analisadas, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Ubatuba e Aparecida têm o maior percentual de crianças atendidas em creches públicas.

Caraguá é o município que mais garante o acesso das crianças à creche, com 3 mil vagas já garantidas para as 6,3 mil crianças de até 4 anos na cidade. Também se destacam Campos do Jordão com 1.296 vagas para cerca de 2,8 mil crianças  e Ubatuba com 1.644 vagas para pouco mais de mil pessoas na cidade.

“A administração de Caraguá decidiu investir em educação e com isso, até o final de 2015, devemos acabar com a fila de espera na cidade. Toda mãe terá vaga em creche. O segredo é alinhar vontade política, planejamento e integração entre todas as secretarias municipais com foco na educação” afirma Ana Lucia Bilard, secretária de educação de Caraguatatuba.

O mapeamento foi feito por meio do cruzamento de dados do Censo da Educação Básica de 2013,  divulgado recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fila de espera
De outro lado, em outras cidades da RMVale a fila de espera por uma vaga aumenta a cada dia.  Ao menos 2,3 mil crianças estão nas listas de espera das creches em São José dos Campos. Em Pindamonhangaba, há cerca de 8 mil crianças de 0 a 4 anos na cidade para 1.043 vagas.

Segundo a Secretaria de Educação de Pinda, a fila de espera por vagas em uma das 15 creches da cidade é de mil crianças. “Até 2016 serão construídas 12 novas creches para suprir a demanda, pois nos últimos oito anos só uma creche foi construída na cidade. A atual administração já firmou parcerias com os governos Estadual e Federal que fará o repasse de verbas. Atualmente, duas  novas unidades já estão em construção” afirma a secretária de educação, cultura e turismo, Elisabeth Cursino.

A prefeitura de São José dos Campos informou em nota que atende em sua rede 24 mil alunos, a grande maioria nas 41 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) em um sistema de meio período. A rede de atendimento em tempo integral, com 6,5 mil alunos na cidade é formada por creches próprias e conveniadas, com 14 IMIs (Institutos de Maternidade Infantil) 22 Cecois (Centros Comunitários de Educação Infantil) e 8 Cedins (Centros de Educação Infantil).

Publicado em: