Casal Antônio Carlos e Edna Scachetti não escolheram em quem votar
Laís Vieira/Meon
Chegou a hora do eleitor decidir o futuro de suas cidades ao escolher quem é o candidato apto a gerenciar a máquina pública. Graças ao avanço da tecnologia, eleitores podem pesquisar sobre os planos de governo, identificar as melhores propostas e até mesmo conversar com os candidatos pela internet.
As campanhas mais enxutas vão exigir que os candidatos otimizem o tempo nos horários políticos na TV e no rádio e que utilizem estrategicamente todas as ferramentas na hora de convencer o eleitor.
O morador de São José dos Campos, João Ribeiro, 58 anos, está desconfiado e descontente com o cenário político atual e espera mudanças. "Do jeito que está, fica difícil escolher. Não sei nem se vou votar, tamanha insatisfação", disse Ribeiro, que espera "ver os candidatos mais de perto" e analisar as propostas, quando a campanha de fato começar.
O casal Antônio Carlos e Edna Scachetti também não sabe quem são os possíveis candidatos a prefeitura de São José dos Campos e costumam fazer suas escolhas baseados em preferências afins e não por partido político.
"Vemos um candidato ou outro nas redes sociais, mas não estamos acompanhando o que eles têm feito. A campanha é o momento deles se aproximarem pessoalmente da população", comenta Antônio Carlos.
Ainda que não seja um comportamento padrão, já tem gente buscando informações sobre seus candidatos nas redes sociais. "Vejo alguns posts do atual prefeito de São José e sua campanha. Acho importante essa proximidade, principalmente, porque permite que a gente mande perguntas e críticas mais abertamente. Mas vale uma pesquisa rápida na internet, por exemplo, para ver matérias antigas de jornais para conhecer a história de cada candidato", conta Fernando Prado, 32 anos. Em São José, todos os pré-candidatos estão atuando no Facebook.
Em São José e Taubaté, possivelmente sete nomes serão lançados à prefeitura em cada cidade. Já em Jacareí são cinco pré-candidatos. Além de conhecer a linha de pensamento que o partido segue, é importante perceber a sintonia do discurso do candidato com a possibilidade de realizar as ações previstas para o cargo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.