Curso Tecnologia +60: Inclusão digital para idosos em São José

Saiba como participar das aulas gratuitas nas bibliotecas municipais

Escrito por: Maria Júlia da Silva Binotto2 min de leitura
image-428200

Curso “Tecnologia +60” promove independência e inclusão digital em São José

Linha Fina: Iniciativa da Prefeitura ensina idosos a dominar smartphones e aplicativos; aulas acontecem nas bibliotecas do Centro e do Jardim das Indústrias.

Para muitos idosos, o smartphone deixou de ser um desafio para se tornar uma ferramenta de liberdade. O curso Tecnologia +60, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, está transformando a rotina de pessoas com mais de 60 anos, ensinando desde o uso de aplicativos de mensagens até serviços bancários e apps de transporte.

Com uma metodologia didática e respeitosa, as aulas focam na autonomia. “Quero ser mais independente e fico nervosa por não saber o que fazer”, relata Claudia Ladeira, de 63 anos, que busca dominar as funcionalidades do dia a dia. Já Maria Helena, de 60 anos, viu no curso a oportunidade de aprender a usar o aparelho novo que ganhou.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Tecnologia com Afeto

Conduzido pelas professoras Mônica Lima e Marcia Medeiros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o projeto vai além dos cliques. Márcia relembra o impacto emocional do aprendizado: “Um senhor aprendeu a enviar um áudio para a esposa e ficou tão feliz que quase chorou. É muito gratificante”.

Onde acontecem as aulas:

Biblioteca Cassiano Ricardo (Centro): Quartas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Biblioteca Hélio Pinto Ferreira (Jd. das Indústrias): Quartas-feiras, das 14h às 16h30.

Socialização e Café Comunitário

O curso também combate o isolamento social. Ao final de cada encontro, os participantes compartilham um café comunitário, transformando o momento de estudo em um espaço de convivência, novas amizades e fortalecimento de vínculos.

Tags:destaquerotativoPublicado em: